Prova de Competências Comunicativas no Contexto Escolar – Sociologia » Tifsa Brasil

Prova de Competências Comunicativas no Contexto Escolar – Sociologia

As questões de Sociologia é um material é destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde,. são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Avalie as afirmações de Eni Orlandi (2016) e assinale a alternativa que indica as proposições corretas:

I. Em uma sociedade do conhecimento, do saber, sociedade da escrita aliada ao desenvolvimento e à divisão, como temos já dito em diferentes ocasiões, a existência da escola não só significa no seu interior, mas em toda a formação social, em sua natureza e estrutura;
II. O discurso pedagógico afeta também quem está fora da escola.
III. O sujeito de uma sociedade que tem a escola, mesmo não estando nela, é por ela significado, no caso, pela ausência, pela falta: na sua individuação pela escola, o sujeito é escolarizado ou não escolarizado e isso define as relações sociais em que se enreda, em que significa e é significado.

Apenas I está correta
Apenas II está correta
Você respondeu
I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III está correta

Pergunta 2
No contexto interacional entre escola e tecnologias, pode-se entender da realidade virtual as seguintes afirmações, exceto:

De acordo com Lévy, o virtual é o que existe em potência, e não em ato. Enquanto a realidade pressupõe uma efetivação material, uma presença tangível, o virtual é um “passe de mágica misterioso”.
Na continuidade da vida escolar são mais trabalhados textos formais, distantes das emoções, dos desejos e do conhecimento informal do cotidiano, afastando a realidade virtual, proporcionada por novas tecnologias digitais, da escola.
A realidade virtual prazerosa tem um pequeno lugar pedagógico, principalmente nos primeiros anos escolares, com a fantasia das histórias vividas/contadas.
Como o tempo virtual impõe-se ao espaço real, como a imagem impõe-se sobre o objeto e o virtual impõe-se ao atual, o indivíduo interage com a realidade das imagens, criando elementos próprios para entender a situação virtual, significá-la e interagir com ela.
Contudo, o virtual se opõe ao real, são, portanto, dois modos da mesma realidade.

Pergunta 3
A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação. Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TDIC, EXCETO:

utilização das redes sociais.
aulas tradicionais de exposição frontal.
gestão de espaços virtuais de aprendizagem.
metodologias midiáticas.
trabalhos colaborativos em redes.

Pergunta 4
Segundo VaniKenski (2008, p. 650), “a relação biunívoca em que se entrelaçam educação e comunicação engloba os mais diferenciados assuntos, concepções e linhas teóricas, práticas, sujeitos, tempos e processos formais e não-formais, conscientes e determinados, ou nem tanto assim”. Entretanto, grande parte da discussão se refere à relação polarizada entre os sujeitos e seus objetos.
É incorreto afirmar que:

Os processos de Comunicação e Educação são considerados resultados de uma recepção passiva, advinda da imposição de um polo (emissor/educador) sobre outro (receptor/educando).
As abordagens que tratam o processo da Comunicação e o da Educação de forma pragmática e transmissionista consideram que os sujeitos são de um lado emissores/educadores e de outros receptores/ educandos.
desconsidera-se a importância da inserção cultural do receptor como mediação fundamental entre a sociedade e a mídia de massa.
Os sujeitos serem autônomos e agirem como atores no processo dialógico comunicativo, sendo considerados ativos quando emitem estímulos e quando respondem a um estímulo.
Comunicar e educar seria produzir um movimento de transferência de um polo a outro.

Pergunta 5
Em relação às fronteiras de interface da Comunicação com a Educação, Melo e Tosta (2008, p. 11) consideram a mídia como um sistema constituído pelos meios de comunicação “que funcionam em convergência histórica com a rede educativa, particularmente a escola, onde se concretiza a formação dos cidadãos”.
Com o avanço das TICs, esta convergência é:

Prestigiada e permite, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Esquecida e possibilita, cada vez menos, algumas ocorrências de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais não dão conta das capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Reforçada e apresenta, cada vez mais, incontáveis possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais ampliam as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Dispensada e oculta, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais diminuem as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
Reforçada e permite, cada vez menos, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, não sendo afetado pelos circuitos culturais.

Pergunta 6
O designer instrucional deverá desenvolver suas atividades numa dimensão transdisciplinar, de modo a fazer a ponte entre os especialistas de diversas áreas, para atingir a finalidade que é promover a melhor instrução e a aprendizagem mais significativa. FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003. p. 141.
Que áreas de conhecimento estão envolvidas na atuação do Designer Instrucional?

Educação, didática, comunicação e gestão
Resposta correta
Educação, tecnologia, comunicação e gestão
Educação, didática, política e gestão
Educação, tecnologia, antropologia e gestão
Educação, comunicação, filosofia e gestão

Pergunta 7
No contexto interacional entre escola e tecnologias, não se pode depreender da interatividade e participação as seguintes afirmações, exceto:

A interação por meio das tecnologias digitais acontece com a máquina, mas as personagens e situações não são disponibilizados pelo meio tecnológico, mas sim pelo real.
A escola, na maioria das vezes, está próxima do universo dos jogos eletrônicos, mas não incentiva a autonomia e participação entre os jovens.
A escola, por meio da utilização de tecnologias digitais, não tem capacidade de possibilitar ensinamentos e experiências contextualizadas do universo das novas gerações de indivíduos que já nasceram na era da interação digital.
Os novos sistemas multimídias são quase humanos, pois possibilitam uma relação distante de diálogo e comunicação inclusiva dos indivíduos reais e virtuais.
Uma relação interativa com os meios permite ao usuário assumir o papel de sujeito.

Pergunta 8
Sobre a educomunicação, é INCORRETO afirmar:

A comunicação possui um fator de influência muito maior que o da escola, e por isso devem-se usar, na escola, as técnicas utilizadas na comunicação de massa, para torná-la tão efetiva quanto a mídia.
Procura colocar o praticante numa postura diferenciada do espectador, uma vez que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se informa, é produtor da própria informação que veicula.
É uma forma recente de abordagem pedagógica, mas que apresenta expectativas interessantes nos resultados que pretende alcançar.
Constitui uma nova abordagem pedagógica, um novo campo de saber, que procura atualizar a realidade da velocidade da veiculação e produção da informação com a aprendizagem dinâmica e eficaz.
Avalia o papel importante que os meios de comunicação exercem sobre o nosso cotidiano e busca aliar aspectos educacionais para tornar o processo de aprendizado mais participativo.

Pergunta 9
Na lógica capitalista, em que os instrumentos de produção interferem ou condicionam as relações sociais, não podemos esperar que a escola e o desenvolvimento sociotécnico se desenvolvam de modo isolado, portanto, não devem ser entendidos como espaços de vida independentes.
Dessa forma, é correto afirmar que:

O mundo contemporâneo impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo audiovisual não influencia a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
O mundo demiúrgico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo videotecnológico impregna a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
O mundo aristotélico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.

Pergunta 10
No mundo contemporâneo, o educomunicador seria o profissional preocupado com:

O uso de tecnologias móveis nos espaços interativos e lúdicos, assessorando e coordenando processos de gestão da educação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
O uso de tecnologias imóveis nos espaços familiares e profissionais, assessorando, mas não coordenando, os processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
O uso de tecnologias de educação a distância nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da escola, no sentido de viabilizar a manutenção de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos presenciais.
O uso da televisão e do rádio nos espaços comunicativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de não provocar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos, presenciais e a distância.
O uso de tecnologias nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.

Notação importante
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