Competências Comunicativas no Contexto Escolar – Sociologia » Tifsa Brasil

Competências Comunicativas no Contexto Escolar – Sociologia

Estas são questões de Sociologia, e foi disponibilizado como material de subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde,. são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Sobre a educomunicação, é INCORRETO afirmar:

Constitui uma nova abordagem pedagógica, um novo campo de saber, que procura atualizar a realidade da velocidade da veiculação e produção da informação com a aprendizagem dinâmica e eficaz.
Correto!
A comunicação possui um fator de influência muito maior que o da escola, e por isso devem-se usar, na escola, as técnicas utilizadas na comunicação de massa, para torná-la tão efetiva quanto a mídia.
Avalia o papel importante que os meios de comunicação exercem sobre o nosso cotidiano e busca aliar aspectos educacionais para tornar o processo de aprendizado mais participativo.
É uma forma recente de abordagem pedagógica, mas que apresenta expectativas interessantes nos resultados que pretende alcançar.
Procura colocar o praticante numa postura diferenciada do espectador, uma vez que o indivíduo, ao mesmo tempo em que se informa, é produtor da própria informação que veicula.

Pergunta 2
Avalie as afirmações de Eni Orlandi (2016) e assinale a alternativa que indica as proposições corretas:

I. Em uma sociedade do conhecimento, do saber, sociedade da escrita aliada ao desenvolvimento e à divisão, como temos já dito em diferentes ocasiões, a existência da escola não só significa no seu interior, mas em toda a formação social, em sua natureza e estrutura;
II. O discurso pedagógico afeta também quem está fora da escola.
III. O sujeito de uma sociedade que tem a escola, mesmo não estando nela, é por ela significado, no caso, pela ausência, pela falta: na sua individuação pela escola, o sujeito é escolarizado ou não escolarizado e isso define as relações sociais em que se enreda, em que significa e é significado.
I e II estão corretas
Todas estão corretas
Apenas III está correta
Apenas II está correta
Apenas I está correta

Pergunta 3
Em relação às fronteiras de interface da Comunicação com a Educação, Melo e Tosta (2008, p. 11) consideram a mídia como um sistema constituído pelos meios de comunicação “que funcionam em convergência histórica com a rede educativa, particularmente a escola, onde se concretiza a formação dos cidadãos”.
Com o avanço das TICs, esta convergência é:

esquecida e possibilita, cada vez menos, algumas ocorrências de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais não dão conta das capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
reforçada e permite, cada vez menos, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem dentro dos muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, não sendo afetado pelos circuitos culturais.
reforçada e apresenta, cada vez mais, incontáveis possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais ampliam as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
prestigiada e permite, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais contemplam as capacidades educativas e permanecem os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.
dispensada e oculta, cada vez mais, poucas possibilidades de interseção entre estes campos. A tecnologia, a internet e as redes sociais diminuem as capacidades educativas e ultrapassam os muros da escola, afetando o cenário da Cultura e, também, sendo afetado pelos circuitos culturais.

Pergunta 4
Segundo VaniKenski (2008, p. 650), “a relação biunívoca em que se entrelaçam educação e comunicação engloba os mais diferenciados assuntos, concepções e linhas teóricas, práticas, sujeitos, tempos e processos formais e não-formais, conscientes e determinados, ou nem tanto assim”. Entretanto, grande parte da discussão se refere à relação polarizada entre os sujeitos e seus objetos.
É incorreto afirmar que:

os sujeitos serem autônomos e agirem como atores no processo dialógico comunicativo, sendo considerados ativos quando emitem estímulos e quando respondem a um estímulo.
os processos de Comunicação e Educação são considerados resultados de uma recepção passiva, advinda da imposição de um polo (emissor/educador) sobre outro (receptor/educando).
desconsidera-se a importância da inserção cultural do receptor como mediação fundamental entre a sociedade e a mídia de massa.
comunicar e educar seria produzir um movimento de transferência de um polo a outro.
as abordagens que tratam o processo da Comunicação e o da Educação de forma pragmática e transmissionista consideram que os sujeitos são de um lado emissores/educadores e de outros receptores/ educandos.

Pergunta 5
No contexto interacional entre escola e tecnologias, pode-se entender da realidade virtual as seguintes afirmações, exceto:
Contudo, o virtual se opõe ao real, são, portanto, dois modos da mesma realidade.
Na continuidade da vida escolar são mais trabalhados textos formais, distantes das emoções, dos desejos e do conhecimento informal do cotidiano, afastando a realidade virtual, proporcionada por novas tecnologias digitais, da escola.
A realidade virtual prazerosa tem um pequeno lugar pedagógico, principalmente nos primeiros anos escolares, com a fantasia das histórias vividas/contadas.
De acordo com Lévy, o virtual é o que existe em potência, e não em ato. Enquanto a realidade pressupõe uma efetivação material, uma presença tangível, o virtual é um “passe de mágica misterioso”.
Como o tempo virtual impõe-se ao espaço real, como a imagem impõe-se sobre o objeto e o virtual impõe-se ao atual, o indivíduo interage com a realidade das imagens, criando elementos próprios para entender a situação virtual, significá-la e interagir com ela.

Pergunta 6
A didática hoje leva em conta as novas tecnologias eletrônicas de comunicação e informação.
Inúmeras são as estratégias didáticas que podem ser utilizadas considerando as TDIC, EXCETO:

aulas tradicionais de exposição frontal.
metodologias midiáticas.
utilização das redes sociais.
trabalhos colaborativos em redes.
gestão de espaços virtuais de aprendizagem.

Pergunta 7
No contexto interacional entre escola e tecnologias, não se pode depreender da interatividade e participação as seguintes afirmações, exceto:

A escola, na maioria das vezes, está próxima do universo dos jogos eletrônicos, mas não incentiva a autonomia e participação entre os jovens.
Os novos sistemas multimídias são quase humanos, pois possibilitam uma relação distante de diálogo e comunicação inclusiva dos indivíduos reais e virtuais.
A interação por meio das tecnologias digitais acontece com a máquina, mas as personagens e situações não são disponibilizados pelo meio tecnológico, mas sim pelo real.
A escola, por meio da utilização de tecnologias digitais, não tem capacidade de possibilitar ensinamentos e experiências contextualizadas do universo das novas gerações de indivíduos que já nasceram na era da interação digital.
Uma relação interativa com os meios permite ao usuário assumir o papel de sujeito.

Pergunta 8
Na lógica capitalista, em que os instrumentos de produção interferem ou condicionam as relações sociais, não podemos esperar que a escola e o desenvolvimento sociotécnico se desenvolvam de modo isolado, portanto, não devem ser entendidos como espaços de vida independentes.
Dessa forma, é correto afirmar que:

O mundo aristotélico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo demiúrgico impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo contemporâneo impregna a vida de qualquer indivíduo social, e os outros modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos passivos, não participantes e não intervenientes no mundo.
O mundo audiovisual não influencia a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.
O mundo videotecnológico impregna a vida de professores e de estudantes, e os novos modos de ver o mundo, de sentir e estar nele criados devem ser colocados em perspectiva na prática pedagógica voltada à formação de cidadãos críticos, participantes e intervenientes no mundo.

Pergunta 9
No mundo contemporâneo, o educomunicador seria o profissional preocupado com:

o uso de tecnologias nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
o uso de tecnologias móveis nos espaços interativos e lúdicos, assessorando e coordenando processos de gestão da educação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
o uso da televisão e do rádio nos espaços comunicativos, assessorando e coordenando processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de não provocar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos, presenciais e a distância.
o uso de tecnologias imóveis nos espaços familiares e profissionais, assessorando, mas não coordenando, os processos de gestão da comunicação e da informação, no sentido de proporcionar o surgimento, a manutenção e o crescimento de ecossistemas comunicativos em processos educativos, presenciais e a distância.
o uso de tecnologias de educação a distância nos espaços educativos, assessorando e coordenando processos de gestão da escola, no sentido de viabilizar a manutenção de ecossistemas comunicativos em processos comunicativos presenciais.

Pergunta 10
O designer instrucional deverá desenvolver suas atividades numa dimensão transdisciplinar, de modo a fazer a ponte entre os especialistas de diversas áreas, para atingir a finalidade que é promover a melhor instrução e a aprendizagem mais significativa. FILATRO, Andrea. Design Instrucional Contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac, 2003. p. 141.
Que áreas de conhecimento estão envolvidas na atuação do Designer Instrucional?

Educação, tecnologia, comunicação e gestão
Educação, didática, política e gestão
Educação, didática, comunicação e gestão
Educação, comunicação, filosofia e gestão
Educação, tecnologia, antropologia e gestão

Notação importante
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