Fundamentos do Pensamento Político e Social - Sociologia » Tifsa Brasil

Fundamentos do Pensamento Político e Social – Sociologia

As questões de Sociologia de Fundamentos do Pensamento Político e Social, é um material é destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde, são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.
RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na:

A Redução da desigualdade de gênero.
B Erradicação da atividade informal.
C Ampliação de direitos sociais.
D Fragilização da representação sindical.
E Criação de novos ofícios.

A alternativa correta é a opção (C)

Pergunta 2
No protestantismo ascético, temos não apenas a clara noção da primazia da ética sobre o mundo, mas também a mitigação dos efeitos da dupla moral judaica (uma moral interna para os irmãos de crença e outra externa para os infiéis). O desafio aqui é o da ética, que quer deixar de ser um ideal eventual e ocasional (que exige dos virtuosos religiosos quase sempre uma “fuga do mundo”, como na prática monástica cristã medieval) para tornar-se efetivamente uma lei prática e cotidiana “dentro do mundo”. SOUZA, J. A ética protestante e a ideologia do atraso brasileiro. Revista Brasileira de Ciências Sociais, n. 38, out. 1998.
Retomando o pensamento de Max Weber, o texto apresenta a tensão entre positividade étnico-religiosa e esferas mundanas de ação. Nessa perspectiva, a ética protestante é compreendida como:

A Vinculada ao abandono da felicidade terrena.
B Contrária aos princípios econômicos liberais.
C Promovedora da dimensão política da vida cotidiana.
D Estimuladora da igualdade social como direito divino.
E Adequada ao desenvolvimento do capitalismo moderno.

A alternativa correta é a opção (E)

Pergunta 3
Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas. RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.
O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de:

A Verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais.
B Convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes.
C Determinações biológicas impregnadas na natureza humana.
D Sentimentos experimentados diante de determinadas atitudes humanas.
E Mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas.

A alternativa correta é a opção (B)

Pergunta 4
Para que não haja abuso, é preciso organizar as coisas de maneira que o poder seja contido pelo poder. Tudo estaria perdido se o mesmo homem ou o mesmo corpo dos principais, ou dos nobres, ou do povo, exercesse esses três poderes: o de fazer leis, o de executar as resoluções públicas e o de julgar os crimes ou as divergências dos indivíduos. Assim, criam-se os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, atuando de forma independente para a efetivação da liberdade, sendo que esta não existe se uma mesma pessoa ou grupo exercer os referidos poderes concomitantemente.
MONTESQUIEU, B. Do espírito das leis. São Paulo: Abril Cultural, 1979 (adaptado).
A divisão e a independência entre os poderes são condições necessárias para que possa haver liberdade em um Estado. Isso pode ocorrer apenas sob um modelo político em que haja:

Consagração do poder político pela autoridade religiosa.
Exercício de tutela sobre atividades jurídicas e políticas.
Reunião das funções de legislar, julgar e executar nas mãos de um governante eleito.
Concentração do poder nas mãos de elites técnico-científicas.
Estabelecimento de limites aos atores públicos e às instituições do governo.

A alternativa correta é a opção (E)

Pergunta 5Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade — a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural. FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão:

A Essencial, fundamentada em parâmetros substancialistas.
B Contingencial, processada em interações sociais.
C Racional, baseada em pressupostos lógicos.
D Transcendental, efetivada em princípios religiosos.
E Legal, pautada em preceitos jurídicos.

A alternativa correta é a opção (B)

Pergunta 5
Penso que não há um sujeito soberano, fundador, uma forma universal de sujeito que poderíamos encontrar em todos os lugares. Penso, pelo contrário, que o sujeito se constitui através das práticas de sujeição ou, de maneira mais autônoma, através de práticas de liberação, de liberdade, como na Antiguidade, a partir, obviamente, de um certo número de regras, de estilos, que podemos encontrar no meio cultural. FOUCAULT, M. Ditos e escritos V: ética, sexualidade, política. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2004.
O texto aponta que a subjetivação se efetiva numa dimensão:

A Essencial, fundamentada em parâmetros substancialistas.
B Contingencial, processada em interações sociais.
C Racional, baseada em pressupostos lógicos.
D Transcendental, efetivada em princípios religiosos.
E Legal, pautada em preceitos jurídicos.

A alternativa correta é a opção (B)

Pergunta 6
Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. Mas não terá o conhecimento, porventura, grande influência sobre essa vida? Se assim é, esforcemo-nos por determinar, ainda que em linhas gerais apenas, o que seja ele e de qual das ciências ou faculdades constitui o objeto. Ninguém duvidará de que o seu estudo pertença à arte mais prestigiosa e que mais verdadeiramente se pode chamar a arte mestra. Ora, a política mostra ser dessa natureza, pois é ela que determina quais as ciências que devem ser estudadas num Estado, quais são as que cada cidadão deve aprender, e até que ponto; e vemos que até as faculdades tidas em maior apreço, como a estratégia, a economia e a retórica, estão sujeitas a ela. Ora, como a política utiliza as demais ciências e, por outro lado, legisla sobre o que devemos e o que não devemos fazer, a finalidade dessa ciência deve abranger as das outras, de modo que essa finalidade será o bem humano.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. ln: Pensadores. São Paulo: Nova Cultural, 1991 {adaptado).
Para Aristóteles, a relação entre o sumo bem e a organização da pólis pressupõe que:

A A democracia protege as atividades políticas necessárias para o bem comum.
B A política é a ciência que precede todas as demais na organização da cidade.
C O sumo bem é dado pela fé de que os deuses são os portadores da verdade.
D O bem dos indivíduos consiste em cada um perseguir seus interesses.
E A educação visa formar a consciência de cada pessoa para agir corretamente.

A alternativa correta é a opção (B)

Pergunta 7

elogio a democracia

Ao fazer o elogio à democracia, o autor aponta, também, defeitos do regime.
Tendo isso em vista, considere as seguintes afirmativas:

1. A democracia apresenta grandes incoerências internas.
2. O sistema econômico tem grande poder sobre as decisões.
3. O regime democrático tem, na sua contraparte, muitas alternativas.
4. As articulações entre os partidos são pouco claras, dada sua indefinição.

Comprovam a afirmação de que o autor tanto elogia quanto critica o regime democrático as afirmativas:

A 1 e 3 apenas.
B 2, 3 e 4 apenas.
C 1, 2 e 4 apenas.
D 2 e 3 apenas.
E 1 e 4 apenas.

A alternativa correta é a opção (C)

Pergunta 8
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
WEBER, M. A ciência como vocação. ln: GERTH, H.; MILLS, W. (Org.). Max Weber: ensaios de sociologia. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a):

A Fim do monoteísmo como condição para a consolidação da ciência.
B Emancipação como consequência do processo de racionalização da vida.
C Progresso civilizatório como decorrência da expansão do industrialismo.
D Extinção do pensamento mítico como um desdobramento do capitalismo.
E Afastamento de crenças tradicionais como uma característica da modernidade.

A alternativa correta é a opção (E)

Pergunta 9
Marx, Durkheim e Weber, os três autores clássicos da sociologia, tiveram, cada um a seu modo, uma vida política intensa e fizeram reflexões importantes sobre o Estado e a democracia de seu tempo.
TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2010, p. 179. É sabido que cada autor clássico da sociologia, apontado no texto acima, buscou um objeto para que pudesse, com seu método, observar a realidade social.
Nesse sentido, enumere a segunda coluna a partir da primeira e, posteriormente, marque a alternativa correta:

1) Karl Marx                  (3) Fatos Sociais
2) Êmille Durkheim     (1) Classes Sociais
3) Max weber                (2) Ação Social

A 1, 3, 2.
B 2, 1, 3.
C 1, 2, 3.
D 2, 3, 1.
E Nenhuma das alternativas.

A alternativa correta é a opção (B)

Pergunta 10
TEXTO I

India

TEXTO II
A Índia deu um passo alto no setor de teleatendimento para países mais desenvolvidos, como os Estados Unidos e as nações europeias. Atualmente mais de 245 mil indianos realizam ligações para todas as partes do mundo a fim de oferecer cartões de crédito ou cobrar contas em atraso.
Disponível em: www.conectacallcenter.com.br. Acesso em: 12 nov. 2013 (adaptado).
Ao relacionar os textos, a explicação para o processo de territorialização descrito está no (a):

A Adequação da posição geográfica.
B Custo da mão de obra local.
C Qualidade da rede logística.
D Incremento do ensino superior.
E Aceitação das diferenças culturais.

A alternativa correta é a opção (B)

Notação importante
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