Sociologia - Fundamentos do Pensamento Político e Social » Tifsa Brasil

Sociologia – Fundamentos do Pensamento Político e Social

As questões de Sociologia de Fundamentos do Pensamento Político e Social, é um material é destinado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções em verde, são consideradas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
A felicidade é, portanto, a melhor, a mais nobre e a mais aprazível coisa do mundo, e esses atributos não devem estar separados como na inscrição existente em Delfos “das coisas, a mais nobre é a mais justa, e a melhor é a saúde; porém a mais doce é ter o que amamos”. Todos estes atributos estão presentes nas mais excelentes atividades, e entre essas a melhor, nós a identificamos como felicidade. ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Cia. das Letras, 2010.
Ao reconhecer na felicidade a reunião dos mais excelentes atributos, Aristóteles a identifica como:

Finalidade das ações e condutas humanas.
Expressão do sucesso individual e reconhecimento público.
Plenitude espiritual e ascese pessoal.
Conhecimento de verdades imutáveis e perfeitas.
Busca por bens materiais e títulos de nobreza.

A alternativa correta é a opção (A)

Pergunta 2
Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à:

A Obsolescência dos equipamentos.
B Noção de sustentabilidade.
C Organização dos sindicatos.
D Ideia de progresso.
E Concentração do capital.

A alternativa correta é a opção (D)

Pergunta 3

elogio a democracia
Ao fazer o elogio à democracia, o autor aponta, também, defeitos do regime. Tendo isso em vista, considere as seguintes afirmativas:

1. A democracia apresenta grandes incoerências internas.
2. O sistema econômico tem grande poder sobre as decisões.
3. O regime democrático tem, na sua contraparte, muitas alternativas.
4. As articulações entre os partidos são pouco clara dada sua indefinição.
Comprovam a afirmação de que o autor tanto elogia quanto crítica o regime democrático, as afirmativas:

A 1 e 3 apenas
B 2 e 3 apenas
C 1, 3 e 4 apenas.
D 2, 3 e 4 apenas.

A alternativa correta é a opção (C)

Pergunta 4
Em que nos demos conta deste fenômeno, nosso cotidiano é totalmente permeado por nomes, marcas, hábitos e costumes que se originaram em todas as partes do planeta. O termo utilizado para indicar este fato é Globalização.
Indique a alternativa correta:

A A noção de aldeia global implica na valorização do produto local para consumo local.
B A expressão aldeia global foi criada na década passada.
C A globalização é um processo que se iniciou a partir do estágio atual da evolução tecnológica.
D A globalização conecta todo o planeta, revolucionando os padrões de consumo, criando o mercado global.
E A globalização é a responsável pela revolução dos meios de transporte.

A alternativa correta é a opção (D)

Pergunta 5
Os estudos realizados por Michel Foucault (1926-1984) apresentam interfaces que corroboram para estudos em diversas áreas de conhecimento, entre as quais a Filosofia, Ciências Sociais, Pedagogia, Psiquiatria, Medicina e Direito. Em 1975, Foucault publicou a obra “Vigiar e Punir: história da violência das prisões”, na qual propunha uma nova concepção de poder, a qual abandonava alguns postulados que marcaram a posição tradicional da esquerda do período.
Sobre a concepção de poder foucaultiana, é CORRETO afirmar.

A O poder não remete diretamente a uma estrutura política, ao uso da força ou a uma classe dominante: as relações de poder são móveis e só podem existir quando os sujeitos são livres e há possibilidade de resistência.
B Só exerce poder quem o possui, por se tratar de um privilégio adquirido pela classe dominante que detém o poder econômico.
C O poder tem como essência dividir os que possuem poder (classe dominante) daqueles que não têm poder (classe dos dominados).
D O poder está centralizado na figura do Estado e está localizado no próprio aparelho de Estado, que é o instrumento privilegiado do poder.
E Todo poder está subordinado a um modo de produção e a uma infraestrutura, pois o modo como a vida econômica é organizada determina a política.

A alternativa correta é a opção (A)

Pergunta 6
Não acho que seja possível identificar a globalização apenas com a criação de uma economia global, embora este seja seu ponto focal e sua característica mais óbvia. Precisamos olhar além da economia. Antes de tudo, a globalização depende da eliminação de obstáculos técnicos, não de obstáculos econômicos. Isso tornou possível organizar a produção, e não apenas o comércio, em escala internacional.
HOBSBAWM, E. O novo século: entrevista a Antonio Polito. São Paulo: Cia. das Letras, 2000 (adaptado).
Um fator essencial para a organização da produção, na conjuntura destacada no texto, é a:

Organização de regras nas relações internacionais.
Supressão das barreiras para comercialização.
Difusão de padrões culturais.
Criação de uniões aduaneiras.
Melhoria na infraestrutura de transportes.

A alternativa correta é a opção (E)

Pergunta 7
Nasce daqui uma questão: se vale mais ser amado que temido ou temido que amado. Responde-se que ambas as coisas seriam de desejar; mas porque é difícil juntá-las, é muito mais seguro ser temido que amado, quando haja de faltar uma das duas. Porque dos homens se pode dizer, duma maneira geral, que são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ávidos de lucro, e enquanto lhes fazes bem são inteiramente teus, oferecem-te o sangue, os bens, a vida e os filhos, quando, como acima disse, o perigo está longe; mas quando ele chega, revoltam-se.MAQUIAVEL, N. O príncipe. Rio de Janeiro: Bertrand, 1991.
A partir da análise histórica do comportamento humano em suas relações sociais e políticas, Maquiavel define o homem como um ser:

A Munido de virtude, com disposição nata a praticar o bem a si e aos outros.
B Sociável por natureza, mantendo relações pacíficas com seus pares.
C Guiado por interesses, de modo que suas ações são imprevisíveis e inconstantes.
D Possuidor de fortuna, valendo-se de riquezas para alcançar êxito na política.
E Naturalmente racional, vivendo em um estado pré-social e portando seus direitos naturais.

A alternativa correta é a opção (C)

Pergunta 8
O jovem espanhol Daniel se sente perdido. Seu diploma de desenhista industrial e seu alto conhecimento de inglês devem ajudá-lo a tomar um rumo. Mas a taxa de desemprego, que supera 52% entre os que têm menos de 25 anos, o desnorteia. Ele está convencido de que seu futuro profissional não está na Espanha, como o de, pelo menos, 120 mil conterrâneos que emigraram nos últimos dois anos. O irmão dele, que é engenheiro-agrônomo, conseguiu emprego no Chile. Atualmente, Daniel participa de uma “oficina de procura de emprego” em países como Brasil, Alemanha e China. A oficina é oferecida por uma universidade espanhola. GUILAYN, P. Na Espanha, universidade ensina a emigrar. O Globo, 17 fev. 2013 (adaptado).
A situação ilustra uma crise econômica que implica:

A Expansão dos recursos tecnológicos
B Valorização do trabalho fabril.
C Exportação de mão de obra qualificada.
D Diversificação dos mercados produtivos
E Intensificação dos intercâmbios estudantis

A alternativa correta é a opção (C)

Pergunta 9
Para além de objetivos específicos, muitos movimentos sociais interferem no contexto sociopolítico e ultrapassam dimensões imediatas, como foi o caso das mobilizações operárias, ocorridas em 1979 na cidade de São Paulo.
Nesse sentido, ao mesmo tempo em que lutavam por seus direitos, essas mobilizações contribuíram com o(a):

Legalização dos sindicatos no Brasil.
Elaboração de novas políticas que garantiram a estabilidade econômica do país.
Surgimento das políticas governamentais assistencialistas.
Processo de redemocratização do Brasil.
Instalação de empresas multinacionais no Brasil.

A alternativa correta é a opção (D)

Pergunta 10
A lei não nasce da natureza, junto das fontes frequentadas pelos primeiros pastores; a lei nasce das batalhas reais, das vitórias, dos massacres, das conquistas que têm sua data e seus heróis de horror: a lei nasce das cidades incendiadas, das terras devastadas; ela nasce com os famosos inocentes que agonizam no dia que está amanhecendo. FOUCAULT, M. Aula de 14 de janeiro de 1976. In: Em defesa da sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 1999. O filósofo Michel Foucault (séc. XX) inova ao pensar a política e a lei em relação ao poder e à organização social.
Com base na reflexão de Foucault, a finalidade das leis na organização das sociedades modernas é:

Coagir e servir para refrear a agressividade humana.
Criar limites entre a guerra e a paz praticadas entre os indivíduos de uma mesma nação.
Estabelecer princípios éticos que regulamentam as ações bélicas entre países inimigos.
Combater ações violentas na guerra entre as nações.
Organizar as relações de poder na sociedade e entre os Estados.

A alternativa correta é a opção (E)

Notação importante
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