Epístolas I, II e III do apóstolo João » Tifsa Brasil

Epístolas I, II e III do apóstolo João

Primeira Epístola Universal de João

Quem escreveu esses epístolas?
O autor das três epístolas joaninhas, não mencione seu nome, mas a linguagem tem semelhança com o estilo do apóstolo João, que é considerado como o autor destas cartas. Ele é reconhecido como filho de Zebedeu e Salomé, sendo primo legitimo de Jesus, por parte de mãe. Ou seja, Salomé, era irmão de Maria mãe de Jesus. O autor destas epístolas era uma testemunha ocular do Salvador ressurreto, o que certamente se aplica ao Apóstolo João (1 João 1:1–4; 4:14).

Quando a carta de I João foi escrita?
Não se sabe ao certo quando e onde foi escrito o livro de 1 João. Provavelmente foi redigido no fim do primeiro século d.C.
Embora João tenha passado grande parte de sua vida na Palestina, aquela região se tornou hostil para os cristãos e judeus após a destruição de Jerusalém e do templo em 70 d.C. A tradição sustenta que João deixou a Palestina para viver em Éfeso. Se esse for o caso, é possível que ele tenha escrito a carta em Éfeso, por volta de 70 a 100 d.C.

Para quem João estas cartas?
A Primeira Epístola de João não é endereçada a uma pessoa específica, mas por seus escritos podemos supor que ele escreveu aos fiéis (ver 1 João 1:3–4; 2:12–14), talvez àqueles que habitavam a Ásia Menor (atual Turquia), onde, segundo fontes históricas, João pode ter vivido e ministrado no final do primeiro século d.C.

Objetivos da carta
Naquela época, falsos mestres haviam criado uma cisma ou divisão entre os membros da região (ver 1 João 2:18–19, 22, 26; 4:1), e a apostasia se disseminava na Igreja. Uma filosofia em particular que vinha ganhando popularidade era o docetismo, que era parte de um movimento mais amplo, conhecido como gnosticismo. Um dos principais ensinamentos do gnosticismo, em suas diversas formas, era o de que o espírito era puramente bom, enquanto a matéria, o que incluía o corpo físico, era puramente má. Os seguidores do gnosticismo acreditavam que a salvação não era alcançada pela libertação do pecado, mas, sim, ao libertar-se o espírito da matéria, significando o corpo mortal. Eles também acreditavam que a salvação era alcançada não pela fé em Jesus Cristo, mas por meio de um conhecimento especial (gnosis). Os seguidores do docetismo superestimavam a natureza espiritual de Jesus, a ponto de rejeitarem o fato de que Ele havia vindo à Terra num corpo físico. Eles acreditavam que Deus era invisível, imortal, onisciente e imaterial, além de considerarem o mundo e o corpo físico como vulgares e maus. Portanto, acreditavam que, por ser o divino Filho de Deus, Jesus não poderia ter experimentado as limitações do ser humano. Em sua visão, Jesus Cristo não havia nascido literalmente na carne, nem habitado um corpo tangível, nem sangrado, sofrido ou morrido, nem ressuscitado com um corpo físico — apenas parecia que Ele havia feito essas coisas. Docetismo é uma palavra que vem do grego dokeō, que significa “parecer”.

Resumo
1 João 1–3 João ensina que por meio da obediência podemos conhecer a Deus, ter comunhão com Ele e tornar-nos como Ele. Nos últimos dias, surgirão anticristos. O amor do Salvador por nós se manifesta por meio de Seu Sacrifício Expiatório.

Segunda Epístola de João
A Segunda Epístola de João é mais pessoal que a primeira, e é endereçada “à senhora eleita, e a seus filhos”. Não fica claro se essas são pessoas reais ou se simbolizam um ramo da Igreja e seus membros. Assim como a primeira carta, esta contém o testemunho que João tem da veracidade do evangelho. (Ver a introdução a I João.).

 

Terceira Epístola Universal de João
O Apóstolo João escreveu a terceira epístola mais ou menos na mesma época em que escrevera as outras duas. Os acontecimentos que o levaram a escrevê-la e o que ele tentava alcançar com ela é muito semelhante aos motivos que o levaram a escrever I João. (Ver a introdução a I João.) Ela foi escrita “ao amado Gaio” para agradecer-lhe o apoio que dava aos irmãos (os missionários) que João havia enviado àquela região. João aproveitou também a oportunidade para repreender Diótrefes por não acolher esses mesmos líderes.

Dowloand

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *