Democracia: Arte Cívica » Tifsa Brasil

Democracia: Arte Cívica

A democracia é arte que desperta o sentimento cívico de um povo; tem a função e o propósito de libertar das amarras da escravidão uma sociedade, e levá-lo consciente de seus direitos e deveres, e aproximar a cultura dos povos. Na democracia as pessoas talentosas são reveladas, o brilho de seu caráter pode ser cultivado e sua liberdade de expressão é garantida.

A origem da Democracia
O nascimento e a implantação da democracia teve boas intenções . Mas que se diga a verdade. Quando a democracia nasceu na antiga Grécia, as leis democráticas da Grécia retirava os direitos das pessoas incultas, pobres, escravos. estrangeiros e mulheres. Essas classes sociais, ficavam distantes da participação do processo democrático grego. Só podiam participar da política, ou do processo democrático, quem pertencesse a classe elitizada, que fosse uma pessoa culta, que tivesse uma vida financeira boa, e quem nascesse de cidadão grego que já estavam integrados ao processo democrático. Embora a democracia grega tivesse seus defeitos por excluir parte de seus moradores, mas já foi um passo importante para que ela chegasse até nós. A democracia nasceu no século V antes de Cristo. De lá pra cá, muita coisa já mudou.

Democracia – Direitos a igualdade e a liberdade

Desde a antiga Grécia, a Democracia esteve relacionada aos direitos do cidadão. São eles:

1. Direitos políticos
Os direitos políticos consistem na oportunidade de escolher seus governantes, participar do processo eleitoral como candidato ou não. Ajudar elaborar as leis, criticar e opinar pelo qual elas foram criadas, participar da administração e fiscalizar ao mesmo tempo as ações do poder público.

2. Direitos sociais
Os direitos sociais, consistem na garantia do trabalho, e descanso remunerado, fundo de garantias e outros direitos estendidos, assistência médica e acessos a educação pública.

3. Direitos civis
Já os direitos civis, consistem na liberdade de escolher que profissão que seguir, a que religião quer pertencer, liberdade para tomar suas próprias decisões, liberdade de expressão de ir e vir sem ser molestado. Direito ao acesso a justiça gratuita, direito e a garantia da propriedade privada. Em outras palavras, os direitos civis garante ao cidadão ser tratado de forma igualitária pelo Estado.

A meu juízo, só teremos uma convivência social democrática mais humana e solidária, quando cada um de nós acreditarmos nas pessoas, ouvir suas ideias, cada um fizer sua parte no cumprimento de seus deveres, reordenar suas competências para dar seu melhor em favor da sociedade da qual faz parte; e não continuar jogando situação-problema para outrem, sendo sua e minha responsabilidade.

3 thoughts on “Democracia: Arte Cívica

  1. Em se falando em democracia, este sistema de governo já conta com mais de 180 anos o Brasil, depois que ficou independente, mas continuou a ter escravos até 1888. Em 1889 o Imperador foi derrubado, mas pouca coisa mudou para os pobres e trabalhadores. A partir de Getúlio Vargas.

  2. Enquanto na Europa a crítica à ideia burguesa de cidadania crescia, o Brasil vivia uma outra realidade. No século XIX, o debate sobre direitos políticos convivia com a situação da escravidão.

    Foi na primeira Constituição Brasileira de 1824, que os direitos dos brasileiros começou a surgir. No entanto, nesta época, somente os homens, os católicos, e os maiores de idade e com condição financeira comprovada podiam votar. O que significava?

    Significava, que as mulheres, os pobres, os não católicos e os escravos não tinham direito de votar para eleger seus representes e nem total liberdade de expressão ou de opinião.

  3. É lamentável, que ainda existe “Democracia Liberal”. Isto é, aquela em que o regime retira parte dos direitos do povo, e concentra o poder sobre as mãos dos reis ou ditador, que detém também maior parte dos bens e do poder econômico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *