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Recentemente tivemos uma Lição Bíblica Dominical, elaborada pela CPAD, na pessoa do pastor Duglas Baptista, que tinha como tema: "Valores Cristãos - Enfrentamento as questões morais de nosso tempo". A Casa Publicadora das Assembleias de Deus, conta mais história, do que fazer investimentos em projetos, planejamentos e criar métodos para ser colocado em pratica na vida do povo. Ela só arrecada receitas, e enriquece seus administradores. Mas investir em seus clientes não ouve falar.
Neste assunto o pastor Duglas Baptista, tentou atender o programa do governo, e respeitar a vontade de Deus no planejamento familiar e atender a vontade das mulheres e homens que lutam para conservar sua beleza estética de qualquer preço.
Veja o que ele diz para enquadrar o crente no programa do governo:
O crente não precisa temer o planejamento familiar, pois desde que não seja feito por meios abortivos, tal atitude não é pecaminosa e não trará prejuízos ao casal.
Veja o que ele diz para levar o crente respeitar o mandamento de Deus e sua vontade quanto a procriação:
Para tanto, sempre se faz necessário consultar à vontade soberana do Senhor em tudo (Mt 6.10). O planejamento familiar é uma questão de ética que precisa ser analisada a luz da Palavra de Deus e discutida pela Igreja.
Nossa observação: Ou a família adota o programa do governo, ou entrega só nas mãos de Deus
Aconselhar aos cristãos seguir a orientação do programa de Planejamento Familiar do governo, e ao mesmo tempo aconselhar o crente pedir orientação a Deus, é um contrates muito grande. Esses dois conselhos entram em grande conflito. É o mesmo que você orar por um doente, e depois aconselhar ele a procurar um médico. Tanto um como o outro estão em completa desarmonia. Isso mostra que as instituições religiosas não tem planejamento nem nesta área, nem muitos menos estão se planejando para tal. Aliás, as instituições religiosas só são vocacionadas para arrecadar dinheiro para investir em bens matérias, não no planejamento social.
O que Planejamento Familiar? São ações e medidas entre um casal, ou dentro de um lar para prevenir gravidez indesejada, para evitar a chegada dos filhos sem a vontade do casal.
O é que Controle de Natalidade? Nós chamamos de controle de natalidade, as várias medidas adotadas pelos governos e repassados para que as mulheres evitem gravidez, contra sua vontade ou não.
O que Planejamento Reprodutivo? Chamamos de planejamento reprodutivo, o programa do governo voltado para reprodução humana assistida, sobre normas multidisciplinares, com acompanhamento e tratamento e orientação médica para a mulher engravidar.
E então quais são as diferenças entre estes três conceitos? A diferença é muito pouca. Pois todos usam métodos, que alguns são até irreversíveis, que objetivam barrar o número populacional o e controle universal do nascimento de números de filhos dentro da família em todo mundo.
O Termo: planejamento familiar
A palavra planejamento no contexto familiar, é um termo adotado pelas instituições religiosas proveniente do Estado Jurídico. Ele é o efeito de determinadas etapas com métodos e procedimentos ou que devem serem usados pelos casais na hora ou no tempo de tomar uma decisão para ter filhos, ou até mesmo para evitar gravidez indesejável que contrária a vontade do casal.
O programa de Planejamento Familiar veio dos países ricos
O programa de planejamento familiar, surgiu em 1974, pela chamada Carta de Bucareste, que foi elaborada pelos países desenvolvidos, ou ricos; e direcionada para as nações mais pobres, que estavam aumentando significativamente o excesso populacional, e trazendo sérios problemas sociais, com o elevado números populacional de pobres e miseráveis. já o o planejamento familiar no Brasil, passou a ser adotado a partir da década de 1970
O planejamento o familiar é projeto do homem pós-moderno. Pois o objetivo deste projeto é evitar que o estado entre em colapsos sociais e econômicos. Os governos estão muitos preocupados com o expressivo crescimento populacional mundial. Por isso os sistemas de governos juntos a ONU, estão começando a barrar milhares nascimentos de crianças, preocupados com a falta receitas para investir na produção e distribuição de alimentos, saneamento básico, saúde, educação, meios de transportes, investimentos na agricultura e em tecnologias, abastecimento de água potável para tanta gente no mundo.
E a área que mais vem preocupando os governos e os estudiosos é o setor produtivo humano. Essa é área que vem sendo debatido por cientistas, e pelos governantes de todo mundo; por conta do aumento rápido populacional mundial. O aumento populacional desordenado, vem trazendo sérias consequências, e tornando os espaços para moradias e produção de alimentos cada vez menores.
O que se entende por planejamento familiar, é um conjunto de ações que têm como finalidade, contribuir para a saúde da mulher e da criança, do adolescente, e permiti que às mulheres e os homens saibam fazer sua escolha consciente quando resolverem ter filhos, controlar os números dos filhos que eles querem que nasçam, e o espaçamento entre o nascimento destes filhos; para eles possam dar uma educação de qualidade, espaço que lhes dê conforto, condições sociais, culturais e assistência a saúde de qualidade.
Esta é a filosofia adotada pelos sistemas de governos, e seus métodos para que homens e mulheres sejam conscientizados a decidirem de forma responsável, se querem ter filhos não.
As medidas de ações dos governos são: barateamentos de pílulas anticonceptivos, e sua distribuição gratuitas, esterilização de homens e mulheres, uso de camisinhas, interrupção de muitas gravidez e até abortos legais e até abortos clandestinos.
Leis que tratam do programa de planejamento familiar brasileiro
A Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro de 1988, inclui no Título VIII da Ordem Social, em seu Capítulo VII, art. 226, § 7º, a responsabilidade do Estado no que se refere ao planejamento familiar, nos seguintes termos: Fundado nos princípios da dignidade da pessoa humana e da paternidade responsável, o planejamento familiar é livre decisão do casal, competindo ao Estado propiciar recursos educacionais e científicos para o exercício desse direito, vedada qualquer forma coercitiva por parte de instituições oficiais ou privadas (Lei Brasileira de 1988).
A Lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que regulamenta o § 7º do art. 226 da Constituição Federal, que trata do planejamento familiar, estabelece em seu art. 2º:
Determina a mesma Lei, em seu art. 9º, que: ara o exercício do direito ao planejamento familiar, serão oferecidos todos os métodos e técnicas de concepção e contracepção cientificamente aceitos e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantida a liberdade de opção (Lei Brasileira de 1996).
Foi a partir da Declaração universal dos direitos humanos em 1948, que a comunidade internacional começou estabelecidos vários estatutos de cooperação mútua e mecanismos de controle que garantam direitos considerados básicos à vida digna, os chamados direitos humanos.
Em Hebraico 'Aharôn, o que tudo indica que é uma trasliteração Hebraica Egípcio, e do Grego, Aaron. Seu nome significa: "grande é o nome", ou "homem de grande no nome".
Filho de Anrão e Joquebede (Ex 6:20), e descendente de Levi (1Cr 6:1-3). Tinha uma irmã mais velha, Miriã (Ex 7:7; cf. Ex 2:4), e um irmão mais novo, Moisés (Ex 7:7). Casou com Eliseba, filha de Aminadabe, da tribo de Judá, que lhe deu quatro filhos, Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (Ex 6:23).
Arão aparece na narrativa bíblica quando o Senhor o envia desde o Egito para se reunir com o seu irmão Moisés no Monte Horebe (Ex 4:27). Aí os dois conferenciaram sobre a volta ao Egito a fim de efetuar a libertação do seu povo do cativeiro (Ex 4:28). O Senhor tinha já aparecido a Moisés, indicando-lhe que Arão seria o seu porta-voz na nova missão (Ex 4:14-16). A partir dessa altura os dois irmão trabalharam lado a lado para garantir a liberdade para o seu povo oprimido (Ex 4:29, 30; etc.). Mesmo depois da saída do Egito Arão continuou, pelo menos algumas vezes, como porta-voz de Moisés para os filhos de Israel (Ex 16:9,10). Em Refidim, a pouca distância do deserto de Sim, Arão e Hur sustentaram os braços levantados de Moisés na batalha vitoriosa com um grupo de Amalequitas (Ex 17:12).
Durante a estadia junto ao Monte Sinai, a Arão e aos seus filhos Nadabe e Abiú, juntamente com 70 dos anciãos de Israel, foi dado o privilégio especial de acompanharem Moisés para além do limite na base da montanha do qual o povo normalmente não deveria transpor (Ex 24:1-11). Durante a ausência prolongada de Moisés do acampamento, Arão condescendeu com a exigência do povo de terem "deuses" visíveis ao fazer um bezerro de ouro e liderando a sua adoração (Ex 32:1-35).Enquanto os Israelitas estavam ainda acampados no Sinai, Arão e os seus filhos foram nomeados e consagrados para servir como sacerdotes no santuário (Ex 28:40-Ex 29:37; Ex 40:13-16; Lv 8:1-36).
Arão serviu como sumo sacerdote durante 38 anos, até alguns meses antes da entrada em Canaã (Nm 20:22-29). Logo após a partida do Sinai, Arão e Miriã juntaram-se na oposição a Moisés como comandante supremo de Israel, sob a orientação de Deus, e reclamaram para eles uma voz na administração da nação. Deus ativamente repreendeu os dois que tinham tido a audácia de desafiar aquele que Ele tinha nomeado líder (Nm 12:1-15). Algum tempo depois um grupo de Levitas descontentes uniram forças com certos homens da tribo de Ruben, e outros, numa revolta contra a liderança de Moisés e Arão, e mais uma vez Deus demonstrou quem eram os Seus líderes escolhidos (Nm 16:1-50). Para que não houvesse nenhuma sombra de dúvida em relação ao facto que tinha sido Deus a nomear Arão para tomar conta da vida religiosa da nação, Deus o demonstrou ao fazer com que a vara de Arão florescesse, e gerasse amêndoas de um dia para o outro (Nm 17:1-13).
Já perto do fim dos 40 anos no deserto, quase na fronteira com Canaã, Arão juntou-se a Moisés numa demonstração de impaciência em Cades, onde Moisés impetuosamente feriu a rocha de onde água fluiria para o povo. Como resultado desta atitude, aos dois irmãos foi barrada a entrada na Terra da Promessa (Nm 20-7-13). Pouco tempo depois da experiência em Cades o povo de Israel levantou acampamento e viajou em redor da fronteira de Edom, tendo-lhes sido recusada permissão para usar uma rota mais direta através do território daquele país. Durante essa viagem o Senhor fez saber a Moisés e Arão que este se devia preparar para cessar as suas funções e morrer (Nm 20:22-24; cf. Dt 10:6). Por ordem divina as vestes do sumo sacerdote foram tiradas de Arão e colocadas no seu filho Eleazar, simbolizando a sua sucessão ao seu pai como sumo sacerdote (Nm 20:25-28). Arão morreu com a idade de 123 anos (cf. Ex 7:7; Dt 34:7), e foi sepultado no Monte Hor na fronteira de Edom (Nm 20:27, 28; Nm 33:37-39; Dt 32:50), o qual ainda não foi identificado. Israel chorou a sua morte por um período de 30 dias (Nm 20:29).
Introdução
Sempre que falamos da alma, estamos se referindo sobre o “Princípio da Vida” humana. E quando falamos do amor; estamos tratando do sentido da vida. Pois que sem ele, a vida perde o sentido. A alma, é considerada a entidade que uni as características essenciais à vida, de um ser vivo. É dela que vem às diferentes manifestações da sensibilidade do homem por meio do Corpo e do Espírito. É por meio dela que identificamos a matéria e o espiritual, e aquilo que consideramos essencial à nossa existência. É nela que fica o conjunto das funções psíquicas do homem, como: imortalidade, personalidade de caráter, liberdade individual, bom senso ou estado de consciência que fazem parte do amor humano.
O que é amor?
É o sentimento que nasce por meio de laços espirituais, consanguíneos ou sociais, que predispõe alguém a desejar o bem-estar a outrem, ou zelar por alguma coisa, que os considera de estimado valor para si ou para o próximo. O amor é um sentimento difícil de ser definido, mas ele pode ser dividido em: amor divino, romântico, vínculo emocional e apego por lações sociais e sanguinho.
O amor é uma virtude que induz a pessoa dedicar-se de forma voluntária e espontânea a favor do próximo, ou seguir os conselhos divinos, crendo piamente que está fazendo a coisa certa, embora vimos uma invenção de valor neste sentido, mas é assim que o indivíduo se comporta, mesmo estando em contraste com a lucidez e a inteligência.
O amor é a virtude que funciona como imunizante para não deixar a pessoa medir as possíveis consequências, que poderá sofrer por causa dele. Quem ama não importa o que virá pela frente, no qual dispensou seu amor em favor de alguém.
Quando vimos ou ouvimos expressões escritas ou verbais se referindo ao “Amor”, temos uma ideia do que se trata. Mas só em se falar dele, é muito complexo. Podemos falar dele, mesmo com sua complexidade; no entanto, colocá-lo como uma de nossas prioridades para cumpri-los, não é nada fácil.
É normal, que as pessoas procurem saber como o amor começa e quando termina, e quais são os efeitos positivos e negativos na vida de alguém. Essa é a parte mais difícil de ser explicada, porque suas manifestações são diferentes de indivíduo para indivíduo. O melhor conselho, é: ame alguém em atos e ações para fazê-lo feliz.
Conclusão
O amor como sentido da vida, faz a pessoa agir e se afeiçoar com naturalidade por outra pessoa, sem se dar conta, que está alimentando o desejo de estar sempre por perto para cuidar, proteger e fazer companhia. O amor, é considerado pela ciência, como um dos maiores fenômenos do caráter humano. Autor: Pbsena
A concupiscência é uma palavra que tem tríplice sentido. Ela é concupiscência é considerada um desejo sensual ardente, que vem ao homem as vezes até incontrolável.
1. No sentido carnal
É o sentimento desenfreado pelo prazer sexual. Quem desenvolve este tipo de sentimento, ele tem anseio pelos prazeres sensuais exagerados, não importando com que tipo de membro ele vá praticar o coito (Rm 7.8).
2. No sentido pejorativo
É a ganância pelas propriedades materiais. Ou o desejo em adquirir bens materiais, nem que seja de procedência duvidosa. Ela leva o homem aspirar sonhos secundários, no qual os fins justificam os meios, não importando como foi subtraído aquele bem (Lc 12:18).
3. No sentido teológico
É o anseio humano em querer tomar posse dos direitos do sagrado, e dominar o sobrenatural; se organização, orientada por Deus ou pelos homens (Is 14:13-14). A palavra concupiscência engloba todo tipo de comportamento do homem carnal.
Todo homem tem dentro de si um pedacinho de orgulho. Dele, ninguém pode se livrar, mas pode controlar. É por isso, que de alguma forma o homem é levado a ufanar-se. Uns ufanam-se mais e outros menos, e outros findam caindo nas garras do orgulho por falta de autodomínio.
O orgulho excessivo se transforma em soberba e em insolência, que vem do conceito de superioridade de si mesmo, ao se colocar em nível superior à de outro.
Esse sentimento deselegante, está ligado diretamente às nossas atitudes e ações, e compromete nosso relacionamento com Deus e com o semelhante. Segundo Jesus (Mc 7:22), o orgulho é uma das características más que contamina, por vir direto do interior do homem.
Quando Jesus disse, que o orgulho contamina, ele tem razão e sabe o que está dizendo. O orgulho está entre as treze qualidades más que podem fluir direto do interior do homem. São elas: maus pensamentos, adultérios, fornicações, homicídios, furtos, cobiça, impiedade, engano, devassidão, inveja, blasfêmia e a insensatez (Mt 15:18-21). Ao lado da inveja, o orgulho leva o homem entrar em disputas por dinheiro, fama poder e posição.
Somos favoráveis que as pessoas se auto-valorizem, mas que seja de forma coerente, sem sentimento exagerado de si mesmo; ou sem o cultivo do amor-próprio de forma demasiada que chegue ao nível de soberba. Se valorizar sempre é bom. Pois quem melhor valorizaria sua pessoa, senão você mesmo? Não podemos tomar de mão a valorização de si mesmo, e transformar em orgulho associado ao espírito altivo, ao ponto de prejudicar a si mesmo. O orgulho tem sido a maior causa da queda de quem tem a oportunidade de ascender ao poder político, material e espiritual.
É notório que tipo de liderança como Moisés hoje, são raros. Quando ele sentiu que qualquer tempo podia deixar essa vida, partindo para eternidade, ele queria assegurar-se que em seu lugar, um novo líder estaria pronto para substitui-lo. Foi ai que ele pediu a ajuda de Deus para encontrar um substituto.
Sabe-se que, depois que Josué foi selecionado, Moisés deu-lhe várias tarefas, para facilitar a transição de sua liderança. Vimos que Moisés conscientizou o povo que Josué tinha a autoridade e a habilidade para dirigir à nação. Ao escolher Josué como seu substituto imediato, ele depositou toda confiança nele, para que o povo visse. O objetivo era treiná-lo, como qualquer bom líder faz, ao treinar pessoas para realizar suas tarefas no caso de sua eventual saída ou falta. Delegar autoridade a alguém, para desenvolver habilidades dentro da obra de Deus, é só para quem não está embebedado pelo poder da ostentação.
Quem ler Número 27:15-17, há de perceber que Moisés faz uma oração pedindo Deus, que levante um líder para assumir seu lugar. Ele ora dizendo as seguintes palavras: Então, falou Moisés ao SENHOR, dizendo-lhe: SENHOR, Deus dos espíritos de toda carne, ponha um homem sobre esta congregação, que saia “diante deles, e que entre diante deles, e que os faça sair, e que os faça entrar; para que a congregação do SENHOR não seja como ovelhas que não tem pastor.
A ostentação e seu efeito inebriante
Detectamos pelos dados bíblicos que, alguns líderes estão tão embebedados pela ostentação, que só conseguem vê o crescimento na graça e no conhecimento de Deus, se for pela via do dinheiro. A coisa está ficando tão vergonhosa, que um obreiro só pode se assentar no púlpito de uma igreja, se ele tiver um histórico de contribuição de dízimos e ofertas. E isso é dinheiro, que é cobrado em forma de barganha por determinados tipos de lideres, para que um determinado obreiro tenha posição de destaque. Sendo assim, o caráter é o que menos importa para eles.
Já em outros, esse efeito é extasiador. Ou seja, eles cegaram: perdendo parcial ou totalmente sua percepção espiritual. Por isso, eles já não conseguem ver os talentos na vida de seus companheiros de trabalho. Consequentemente, eles não conseguem confiar em mais ninguém, e passam a achar que só eles são competentes para pregar o evangelho, aplicar o ensino sagrado, e podem dá conta de todos atos administrativos de forma correta. O resto são considerados incompetentes.
Os que fazem parte do grupo da ostentação, lutam pelo domínio do sagrado e seus objetos a todo custo. Eles se consideram um grupo seletivo dignos de honra e cuidados especiais, de respeito incondicional por parte dos seus subordinados. E quem tentar desabonar sua conduta corre o risco de ser expulso e excomungado da casa de Deus. O efeito inebriante da ostentação, está trazendo resultados catastrofísticos na vida desses obreiros, e consequentemente eles estão causando enormes prejuízos a obra de Deus.
A ostentação é o principal poder de barganha de Satanás oferecido a Eva, por meio da tentação. E o fruto ou pão, que alude as guloseimas que existia no jardim do Éden, foi o produto fantasia oferecido, que podia e pode mexer com o desejo humano. A ostentação pelo domínio do sagrado e seus objetos, está estragando a vida de muitos obreiros. Autor: Pbsena
Texto explícito: Por favor, perdoe a ousadia de sua empregada doméstica. Por Hashem irá conceder meu senhor uma casa duradoura, porque meu senhor guerreia as guerras do Senhor, e não o errado é sempre a ser encontrada em você (I Samuel 25:28) .
Pelo que vimos no livro de 1 Samuel, existe enorme contraste entre o comportamento sórdido Nabal e sua linda esposa tão amável em disposição em querer sentir o brilho da face do criador.
Quão terrível foi a provação desta mulher durante anos ao se unir a um homem sórdido e quem não hesitava falar mal dos santos do Senhor.
Quão admirável era Abigail, pois tratou com prudência e inteligência de uma situação que podia trazer destruição para toda sua família (1 Sm 25:17).
Ela era tão prudente que não falou do risco que corria sua família, enquanto seu marido estava sobre o efeito do álcool.
Pelo contrário, ela pegou o assunto em questão, e sem demora tratou de organizou uma expedição e foi ao encontro da tropa de Davi para evitar a destruição de toda sua família, levando argumentos consistentes que convenceu toda uma tropa composta de homens de espírito amargurados e famintos que estavam prontos para derramar sangue a qualquer custo, em resposta as duras palavra de Nabal. É louvável a sagacidade espiritual de Abigail.
Na vida doméstica, sempre surgem mulheres de inconfundível caráter espiritual, ético e moral que estão dispostas levar redenção, segurança e bem-estar para toda sua família. Mulher como Abigail, e muitas outras que não são vistas, estão por ai ativas, espalhando amor e distribuindo simpatia de forma anônimas abdicando dos elogios do que fazem, mas continuam deixando suas marcas no coração das pessoas e aumentando seu galardão na eternidade.
Mulheres a semelhança Abigail, nunca desistem nas horas das dificuldades, mas enfrentam de cabeça erguida, e não aceitam que as circunstâncias baixe o nível de sua virtude espiritual, moral e ético.
Introdução
Entendemos que nossa paz e felicidade não consistem na sensação e nas emoções que trazem nossos deleites carnais e materiais. Elas são consequências de nosso relacionamento com nosso Criador e com nosso semelhante. Encontraremos a paz e a felicidade em nossos conceitos tradicionais?
(Texto Explicito: João 8:32 – E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará).
Todas pessoa sonham serem felizes
Todos nós desejamos ansiosamente pela paz e felicidade, e almejamos acima de tudo a liberdade, e o direito de ser livre em todos os aspectos. E é por conta deste desejo que acreditamos ser a liberdade à chave e o segredo de nossa felicidade, e o encontro da paz. Com essa a liberdade em mãos, cremos que estamos livres de restrições, e distante de qualquer tipo de opressão interna e externa.
Imaginamos que a paz e a felicidade nós encontramos no entretenimento, no humor que traz risadas de escancarar a boca, cremos na felicidade em um ambiente aconchegante e bem iluminado, cheio de pessoas boas e maravilhosas: bonitas; cultas, cheias de status, poderosas, muito dinheiro no bolso, sexo livre sem limites, deixando os desejos da carne correm a soltas, carros novos, drogas de todos os tipos, cervejas e espumantes a fartar; noites e mais noites nas farras, bebendo, transando, ouvindo músicas modernas, que infiltra na mente e penetra na alma e no coração, fumando supostamente um bom charuto; e achamos que somos homens livres, e encontramos a felicidade e a paz. E sendo verdadeiros donos de nosso nariz. É nisso que achamos preencher as lacunas, e esquecer os problemas.
Comentário enriquecedor
Mas como podemos dizer que somos livres e dono de seu nariz se o vicio e as drogas nos dominam? E como podemos dizer que nossa felicidade está em entretenimento e em momentos passageiros e secundários?
A felicidade não está na crença de libertário
Os homens hodiernos acreditam que a liberdade total é fazer o que bem quiser de sua vida, como um direito de todo ser humano. Defendem que não se deve ficar cercados de regras e presos às leis, e quem anda a procura da paz e da liberdade não deve questionar o certo ou o errado; ou se sentir culpado porque está tentando de qualquer forma ser feliz. Para a maioria o segredo da felicidade e da paz; é ter a liberdade total. No entanto essa felicidade é ilusória e passageira, e leva o indivíduo a se aprofundar ainda mais em sua procura nem que seja por meios de fins lucrativos de procedência duvidosa. Enfim: os fins justificam os meios. Pois afinal de contas, o que importa é ser feliz, pois todos são merecedores.
Comentário enriquecedor
Se o segredo de toda esta felicidade vem de tudo isso, porque se sentem tão vazios e continuam a surgirem os problemas sem solução? E porque continuam com as suas consciências pesadas e cheias de inquietações interiores?
Quando a ficha da falsa felicidade cai
Quando no fim das contas de todo esse momento de euforia de prazer e bem estar, que trazia alegria acompanhada de suposta paz e felicidade passarem; ai começam a se sentirem tão sós, e a perceberem que sua confiança depositada em suas amizades e nos bens materiais não lhes trouxe resultados da verdadeira paz e da felicidade que buscavam. Depois de passado esses momentos eufóricos começam reaparecerem os sentimentos de culpas e de decepção, e rejeição de si mesmo. Alguns se dizem muito arrependido, e chegam a confessar que irão mudar seu modo comportamental para melhor, pois as suas tentativas de encontrar paz e felicidade foram em depositadas em pessoas erradas e em momentos de prazer. A certeza que temos, é que nunca é tarde demais para recomeçar e deixar todos os dias negros pra trás e começar uma nova vida.
Se nós queremos encontrar paz e felicidade, e deixar todos os sentimentos de culpa, e fazer fluir sobre nós paz e felicidade; não temos outra pessoa indicada, senão nosso Senhor Jesus Cristo. Só Ele pode preencher o vazio da alma e coração, fazer com que os dias negros se tornem em plena luz. É Ele que resolve por nós os problemas que fogem de nosso controle de resolver; e se torna nosso melhor amigo que não nos trará decepção, e nunca negará seu terno amor frente nossas fraquezas e deficiências.
Amigo, a verdadeira paz e felicidade não dependem e nem consiste na linha imaginaria que traçamos supracitada acima, em cima das más companhias e nos desejosos nocivos da carne; que destrói o corpo corrompe a alma, e contamina o espírito.
A felicidade do homem estar na liberdade das concupiscências
A verdadeira felicidade é viver em sociedade, respeitando a privacidade e a liberdade e os direitos de outrem. É se relacionar e amar intensamente de forma interpessoal a todos, ser liberto do pecado na pessoa de Cristo Jesus, embora você tenha que enfrentar muitos desafios e precise passar muitos reversos na vida. Mais apesar dos pesares, mesmo tendo que enfrentar grandes desafios e passar por vários reversos na vida; você atravessa todas as adversidades com mérito feliz e com paz no coração. Sendo consciente que, o que está passando é em justa medida e ainda alimenta a esperança e a certeza que um dia tem a garantia da vida eterna por meio de Cristo Jesus. Onde podemos encontrar a paz, liberdade e a verdadeira felicidade. Esses são os pontos que conta a seu favor
Conclusão
Quando colocamos nossa paz e felicidade, meramente como sendo restrito ao presente, caímos no erro da omissão de que ser feliz é curtir a vida enquanto a vida oferece boas ocasiões.
Introdução
A alegria e a tristeza são sentimentos inevitáveis na vida do homem. A tristeza e a alegria, são dois tipos de reações sentimentais que fluem diretamente do interior humano como resultado daquilo que ele está passando interiormente ou exteriormente. Eles fazem parte da vida corriqueira do homem, e são inseparáveis da vida do homem. A oração associada à unção do óleo consagrado é uma ordem apostólica, que sempre surtiu efeitos e resultados positivos na vida de quem tem fé na oração da fé. Sua prática não pode ser negligenciada pelos obreiros que detém a autoridade de orar com imposição de mãos.
Resumo
Capítulo 1
Banalização dos irmãos que estavam passando por tristeza, sofrimentos, perseguição e dor na igreja primitiva
Capítulo 2
A igreja passava por desordem no que tange as ordens administrativas da unção e das orações no seio da igreja
Tema: Os cinco efeitos da oração da fé
O Apóstolo Tiago em seu livro fala de duas situações distintas que passava a igreja primitiva. Quanto ao sentimento, ele faz duas recomendações que envolvem os dois sentimentos humanos dentro do contexto da oração. Alegria e tristeza. Suas recomendações quanto à tristeza e à alegria, é que: quem estiver triste ore. E quem estiver alegre cante louvores. A recomendação do Apóstolo Tiago teve suas motivações. E quanto a administração da unção nos enfermos, ele recomenda que o povo procurassem as pessoas credenciadas pelo ministério para fazer a unção nos enfermos; no caso o presbitério.
Capítulo 1
Banalização dos irmãos que estavam passando por tristeza, sofrimentos, perseguição e dor na igreja primitiva
Primeiro porque tudo indica que existiam alguns cristãos dentro da igreja primitiva, que, por falta de ensino e orientação teológica; estavam fazendo alguém dentre a igreja sofrer ainda mais, porque estavam passando por momentos de provas e sofrimentos.
Esses irmãos mais fervorosos e espirituais não admitiam que alguns irmãos passassem por sofrimento, provas, ou adoecesse, ou que tivessem perdas inesperadas, ter fragilidades, ou até cometessem algum deslize na vida. Ora, sabemos que o homem é associáveis aos mais momentos reversos na vida. E as suas reações às dificuldades que enfrenta, é por meio de dois sentimentos. Seja por alegria ou na tristeza. Assim como a alegria faz parte dos momentos sentimentais do homem, a tristeza também o faz. É por isso que não podemos banalizar a tristeza na vida das pessoas. Pois até Jesus (Deus/homem) provou esses dois lados sentimentais ao mesmo tempo. Ele teve seus momentos de alegria mais também sentiu tristeza (Mt 26:36-38), quando passou os momentos de angustia, perseguição, calúnias, tentações, dor, maus tratos, rejeição, zombarias, etc. É por isso que a Bíblia diz, que Ele sofreu com nós (Hb 2:14-17), para poder entender; exatamente o que se passa no interior humano.
Nós que como obreiros e conhecedores das Sagradas Escrituras, não devemos em nossos ensinos e sermões banalizar a tristeza dos outros, simplesmente porque vivemos nossos melhores momentos de alegria. O pregador, e aquele que aplica o ensino bíblico, devem lembrar, que no meio da igreja sempre tem alguém dentre nossos irmãos que estão passando por um tipo de sentimento. Para maior tristeza de quem está passando angustia, perseguição calunia tentações, dor, maus tratos, rejeição, zombarias, já vi pregador se expressando vergonhosamente dizendo que crente ou o cristão só presta alegre. E ainda acrescenta crente triste é uma tristeza. Este tipo de chavão não tem aval e apoio da Santa Palavra de Deus.
Tal obreiro só vai entender quando aprender o verdadeiro sentido sentimental humano. Ou então quando ele passar tribulações que lhe dê um bom ensino pra ele aprender respeitas os sentimentos alheio. Eu pergunto aos leitores, e quem já não passou um só momento de tristeza na vida? Quem já não teve alguma perda financeira, perda da saúde, perda de um membro da família, e quem é que pode se disser que é alegre nestes momentos de perdas?
Então se você é um algoz ou que banaliza a tristeza, a partir de agora não faça mais isso. Pois é falta de respeito aos sentimentos ao alheio. Pois quem sabe que um dia você poderá passar também por este bocado amargoso que ninguém gosta de passar.
Capítulo 2
Desordem no que tange as ordens administrativas da unção e das orações no ceio da igreja
A igreja de Cristão sempre precisou de uma liderança forte e corajosa para manter as normas e a ordem dos trabalhos do reino de Deus na terra de forma correta que atenda a soberana vontade de Deus e obedeçam as ordens apostólicas, para seu funcionamento; e não seja prejudicado no futuro com a onda do surgimento dos falsos ensinos, das más tradições e dos maus costumes.
A santidade e a posição do cristão não lhe credenciam fazer o trabalho de unção dos enfermos
E em segundo lugar a igreja primitiva estava passando por uma desordem no que tange as ordens administrativas da unção e das orações no seio da igreja. E por isso o Apóstolo Tiago foi motivado a escrever, fazendo sérias advertências para reprimir esses abusos no meio os obreiros e dos evangélicos em geral. O ensino do apóstolo Tiago, ainda hoje serve como advertência e repreensão aos que não cumpre ou desrespeitam as ordens apostólicas dentro da igreja. Se existia esse tipo de abuso na igreja primitiva não é nada comparado com tantos abusos que está acontecendo no seio do cristianismo hoje, por falta de homens corajosos que se candidate como apologista; ou seja, que tenha a coragem de defender a fé teologal como diz as Escrituras. Hoje não vamos longe pra ver que em algumas igrejas a desordem anda a soltas. Muitas instituições religiosas, que se dizem pentecostais, não conservando os princípios da palavra de Deus, no que se refere à santa unção com óleo.
Pois permitem que muitas pessoas sem nenhum preparo espiritual, e sem instrução bíblia, e sem consagração eclesiástica ou apostólica; andarem por ai com um vidro de óleo ungindo tudo quanto é de pessoas, paredes, mesas, cadeiras, e até animais e tudo mais que vier a frente.
A pessoa credenciada para fazer este tipo de trabalho de unção aos doentes, ela precisa ser um presbítero, evangelista pastor ou Missionário. Mais nenhuma outra pessoa, está credenciada pelos Apóstolos para fazer a unção dos enfermos. Por mais que ela assuma um cargo de confiança na igreja, ela não tem autoridade e poder para andar por ai com óleo santo ungindo os doentes pelo mundo afora, simplesmente porque goza de posição ou se sente competente e santo. O que não tem nada ver com a outra. A sua posição e sua santidade, não lhe credencia você andar por ai fazer o trabalho de unção, e sim lhe credencia ir para o céu. Mais não lhe credencia fazer unção de doentes. Seja humilde, e obedeçam as normas bíblicas e apostólicas, para que você não seja considerada uma pessoa neófito, inexperiente e orgulhosa. Tenha calma porque se você tiver que gozar deste privilegio seu dia chegará.
A oração traz efeitos e resultados benéficos aos que creem na oração da fé
É pela oração, que o cristão se direciona a Deus confiando de que sua oração pode ser respondia. A oração traz bons resultados e efeitos positivos quando ela corresponda ou se encaixa nos quesitos da necessidade material ou espiritual do cristão. Ela é o único meio de comunicação que o cristão dispõe para revelar a Deus o que está sentindo ou o que quer receber de seu dEle. Devemos especificar o que sentimos e o que queremos de Deus. Não é simplesmente orar por orar. Seja claro e específico nos seus pedidos feitos a Deus pela oração.
Observação: Por meio da oração podemos da oração podemos abençoar ao nosso semelhante, para que ele também seja alcançado por nossas petições. Os seus efeitos e resultados das orações do justo são os seguintes:
Nos aproximamos mais de Deus. É pela oração que temos uma maior aproximação de nosso Senhor Jesus. E é Ele quem está como nosso mediador e intercessor, que está assentado à direita de Deus e mais ninguém (Hb 7:25).
1. Com ela achamos graça diante de Deus. E é no clamor de nossas orações que pedimos a Deus, sua graça, e misericórdia. E Ele por sua vez nos ajudará, nos momentos de tristezas, angustias, e suprirá as nossas necessidades. E nos socorrerá na hora de estamos que estamos enfrentando lutas e dificuldades. Por certo Ele nos ouvirá do céu (Hb 4:16), e responderá nossas orações que fizemos, em nome de Jesus seu filho amado.
2. Agirá em nosso favor quando o invocamos. Segundo a apóstolo Pedro, a oração é o único meio de entregarmos nossas ansiedades aos pés de Jesus é pela oração (I Pe 5:7 Sl 37:5-6), e salmista confirma que o mais Ele fará.
3. A oração nos capacitará e nos fortalecerá. É pela oração que possamos vencer os dois tempéries dos nossos sentimentos humanos. Isto é, ele nos dará forças para veremos nos momentos de tristeza e nos dará temperamento nas horas de regojizos e folguedos da vitória (Tg 5:13).
4. Sentiremos seu poder pela oração. É pela oração que podemos ver o poder de Deus se manifestar em nós, pela oração da fé, que Deus em Cristo nos transmite:
5. (A) Salvação: (Tiago 5:15) - e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
(B) Perdão
(Tg 5:15) - e a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. O perdão de Deus em nossas vidas tem como objetivo afastar as audaciosas pretensões do inimigo a nosso respeito. E envergonhá-lo mostrando Deus que é bom e misericordioso para conosco (2 2:10 Zc 3:4 Is 6:7) O perdão que concedemos aos nossos irmãos em Cristo afastam todas as possíveis pretensões do diabo a nosso respeito. (I Co 2:8-10 V, 8) – Por isso vos rogo que confirmeis para com ele o vosso amor. V, 9 – E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em V, 10 – E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado por amor de vós o fiz na presença de Cristo; para que não sejamos vencidos por Satanás; V, 11 Porque não ignoramos os seus ardis.
C) Cura física e espiritual
Tiago 5: 16 – Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito em seus efeitos. Sei que confessar nossas faltas, fragilidades, erros, ou nosso ponto fraco etc; é muito complicado. Pelo fato, que não é a qualquer pessoa, que devemos contar seus problemas. Mais ainda existem muitas pessoas de bem e de confiança, a quem podemos depositar nossa confiança em uma determinada confissão de algum erro cometido. Tais pessoas de confiança estão prontas a para nos ajudar, nos momentos de fragilidades. Mais tenha muito cuidado a quem você vai confessar suas fragilidades pra alguém, sem saber de quem se trata. Se você desconfiar de alguém que não merece sua confiança, em uma confissão de algum erro que você cometeu: não confesse. Porque em vez de ele tentar te ajuda, faz acrescentar ainda mais a dor e as angustias de teus sentimentos. Não conte se ele não merece sua confiança, e nem tem competência ou estrutura espiritual suficiente: para lhe ajudar na solução de seu problema.
A recomendação que damos você, é que procure uma pessoa a quem você possa sabe que ele pode ajudar. Porque alguém em vez de te ajudar a sair da cova, essa pessoa vai é terminar de ferrar ou destruir sua vida espiritual. Tenha cuidado no que vai fazer neste sentido.
(D) Vida eterna
I Jo 5:15 15 e, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que já alcançamos as coisas que lhe temos pedido. V, 16 - Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não é para morte, pedirá, e Deus lhe dará a vida para aqueles que não para a morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
(E) Levanta
A oração com seus mais variados efeitos nos levantará, e nos dá estimulo para voltar a viver uma vida de alegria. Tiago 5:15 – E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados.
(F) Vai além do impossível
E por ultimo pelo poder da oração, Deus intervirá e influenciar até no sistema solar, só para ouvir a oração do justo. Quando achamos que na vida está perdido, e solução dos problemas não tem mais jeito ou saída, Deus dará seu jeito em nosso favor. Quando olhamos pra todos os lados e não temos pra quem apelarmos, então oramos ao Senhor nosso Deus, e Ele por sua vez nos houve e nos atende, e dará uma saída aos problemas que pareciam insolúveis aos nossos olhos. Dizia o Apóstolo Tiago: (Tiago 5:17) – Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós, e orou com fervor para que não chovesse, e por três anos e seis meses não choveu sobre a terra. V, 18 E orou outra vez e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto.
A oração em seus efeitos é como o sal. Derrete o gelo
O sal, cientificamente é uma substância que se forma na interação entre um ácido e uma base. Ele vem na formula [NaCl]. Como já se sabe que existem vários tipos de sais. Porém quero destacar aqui, o sal de cozinha como alimento, o conhecido “cloreto de sódio” cristalino, branco usado como tempero que dá sabor a um bom paladar no alimento humano. Este foi o tipo de sal que se referiu Jesus. Este como substancia química, tem reações e poder de derreter o gelo. É do nosso conhecimento, que em países de climas e regiões frias, quando o gelo se petrifica nas estradas e nas ruas, as autoridades colocam sal para que o gelo seja derretido o mais o rápido possível, e as estradas passam serem desobstruídas com urgência. Assim é também a oração para a vida do cristão. Quando a frieza começa tomar conta só o poder da oração para quebrar o gelo que está nos esfriando, petrificando o coração e nossa jornada na estrada da vida espiritual.
A oração é tal qual o sol que quebra e derrete o gelo
Aconteceu que certa raposa estando a caçar, chegou em uma regiões montanhosas e gelada, passou toda noite em sua engenhosa caçada. E já cansada, tendo que viajar pela madrugada, imaginou consigo mesma, estou muita cansada. Vou descansar um pouco enquanto a aurora chega. E quando o dia clarear um pouco, então viajarei. E encostou-se no sopé de um monte recoberto de gelo para esperar o tão sonhado clarear da aurora para voltar pra casa. E enquanto ela esperava foi tomada por um leve dormitar.
Mais não sabia que enquanto ela dormia seu rabo se congelava, e findou pregando ao gelo. E por fim, o dia findou amanhecendo. E quando ela acordou percebeu que seu rabo estava grudado na montanha gelada. E agora a coitada da raposa com seu rabo preso no gelo, não teve outra escolha senão esperar que o sol lhe aquecesse para se sentir liberta e voltar pra casa, visto que não podia puxar seu rabo, pois só quem saia perdendo e sendo prejudicada seria ela.
E assim a raposa com o rabo preso ao gelo, não pode viajar: enquanto o sol não derretesse o gelo de seu rabo. Se a raposa pela sua sabedoria intuitiva, pelo menos sonhasse ou soubesse do perigo que estava passando, ou do que poderia lhe acontecer, de que seu rabo ficaria preso; ela jamais teria parado no sopé daquela montanha gelada, e evitaria que fosse tomada pelo cansaço e pelo surpreendente sono. Ela embora cansada, teria feito mais um esforço até chegar em seu abrigo (covil), onde podia confiar que estava protegida e segura da ação do tempo invernoso e do frio.
Assim como o Sol era a única esperança da raposa para se aquecer e ganhar sua liberdade de volta, assim também é a oração para a vida do cristão. Ela aquece e nos afasta das possíveis montanhas geladas e frias consequentes da ação do (tempo) da nossa jornada espiritual da vida. Se o cristão bem soubesse o quanto sua oração lhe aquece a vida espiritual, ele jamais deixaria de negligenciar sua prática, embora se ache cansado e exausto pelas lutas e fatigas do dia a adia.
O cristão mesmo abatido e cansado deve lembrar, que a oração é a principal ferramenta lhe conduz, e lhe sustenta dentro do abrigo hibernáculo (Cristo), que é o único lugar ou abrigo mais seguro para se proteger contra a ação que o pecado traz no tempo da vida cristã.
Assim como o sol tem o poder de derreter o gelo e libertar a raposa, a oração do crente tem poder de lhe aquecer como um cobertor ou abrigo (hibernáculo) contra o invernáculo invernoso gelado do frio e do tempo, para viver livre e liberto do pecado sendo um novo homem, e vivendo em novidade de vida com Cristo Jesus. Vale lembrar, que somente o poder da oração faz derreter o gelo e retirar a frieza de nossa vida espiritual, tal qual o sol derrete o gelo.
Comentário enriquecedor
A oração é o combustível que alimenta as chamas fé cristã. Sem a oração, nossa fé não receberá o impulso do poder sobrenatural divino a caminho da vida eterna.
Conclusão
A tristeza e a alegria como sentimento humano sempre irar surgir em um determinado momento de nossa vida. Elas só terão seu fim no dia em que partirmos para a eternidade. Autor: Pbsena
Introdução
É notório que toda liderança paga um preço alto para manter suas atividades administrativas sadia em um espaço limitado de tempo de sua liberdade, de sua vida moral, ética e social diante de seus liderados e da sociedade em geral. Dentre tantos valores relevantes que engrandece suas atividades, estão: o cultivo da cultura da confiabilidade, da equidade, da integridade e da consideração que são as paredes do cubículo, onde ela deve fundamentar e nortear todo seu relacionamento com qualidade, eficácia e eficiência, para que seus liderados possam acreditar na seriedade de sua conduta e se é digno de sua confiança. Seja no campo eclesiástico, político, social, ou familiar. É evidente que, quando existem estas quatro características na vida de uma liderança, por certo existirá um bom relacionamento franco. Sendo assim, o líder conseguirá liderar seus liderados com facilidade e obstruir os obstáculos à frente.
Sabe-se que, a cultura da confiabilidade é uma das paredes que ajuda formar o pequeno espaço ou cubículo onde a liderança precisa pagar o preço administrativo diante de seus liderados, para poder se manter forte, e construir um ambiente favorável para controlar seus liderados unidos, sem formação de grupos entre eles. Portanto, o líder que não deposita confiança nos que lidera, por certo, em pouco tempo também perderá a simpatia e o apreço deles. E se os deposita, eles se submeterão resignadamente de forma espontânea a seu serviço, obedecerão, honrarão, retribuirão ao seu líder o que ele os devotou, e estão prontos para participar dos projetos, e das demais atividades da instituição ao seu lado. Depositou confiança? Terá o reconhecimento, a simpatia, e o respeito de seus liderados, e será correspondido reciprocamente pela confiança que depositou em seus subordinados. Não podemos esquecer que, sem o cultivo da alta confiabilidade, nenhum líder será capaz de atrair após si seguidores fiéis e produtivos.
É indiscutível que, a equidade é imprescindível para dar a pessoa da liderança condição para reconhecer igualmente os direitos e a capacidade de cada indivíduo independentemente de nível cultural ou político, ou se ele é pobre ou rico. A liderança que administra suas atividades baseada na equidade, será sempre uma liderança forte e confiável. Por outro lado, a liderança que não valoriza e nem reconhece o valor de seus liderados e de seus colegas de trabalho, cedo estará sozinho, e sem o apoio de seus colaboradores, de seus amigos e colegas de trabalho. O líder que tem a equidade, se ele souber cativar as pessoas ao seu derredor, dando o verdadeiro valor que cada um tem, não tardará receber de seus liderados honras e elogios. Foi assim que Jesus adquiriu companheiros, amigos, e muitos seguidores porque Ele soube e sabe valorizar as pessoas e dar o direito de quem tem.
A ausência da equidade na vida de uma liderança, torna seu coração em um terreno fértil para nascer sobre ele um caráter ambicioso por projeto de poder e de riqueza material, tende excluí seus liderados das suas atividades administrativas. Já por outro lado, o líder que tem a equidade, faz questão de ver seus liderados crescendo e participando de suas atividades administrativas, para mostrar com notoriedade sua equidade. É altamente recomendado, que a liderança tenha ciência de que há uma necessidade dela cultivar a equidade aos olhos de seus liderados e do público em geral, porque é por meio dela, que ele vai dá o devido valor aos seus seguidores, para que ele se sintam honrados e bem-vistos.
O que é equidade?
Ela é um substantivo feminino que significa igualdade, simetria, retidão, imparcialidade em conformidade com a verdade. A Equidade é um conceito que revela imparcialidade no julgamento; ao reconhecer o direito de cada um, usando a equivalência para tornar os direitos igualitários para todas as pessoas. A Grécia antiga é considerada o berço do conceito moderno da equidade, porque ela não excluía o direito escrito ou verbal, apenas o tornava mais democrático. Ela é o resultado da disposição de alguém reconhecer igualmente o direito de cada um.
Equidade: o direito equitativo
A equidade é a expressão mais correta da justa na aplicação do direito. Suas regras existentes são observados com critérios de igualdade e de justiça. A equidade é interpretada como sendo a lei da moral. A pessoa ou líder que tem essa qualidade na vida, não prática a injustiça e nem aceita que alguém prejudique outros indivíduos. O uso da equidade na igreja deve seguir as normas bíblicas, levando em conta a moral social, o regime político vigente, e os princípios gerais do direito constitucional. Em síntese: o objetivo da equidade é a aplicação das leis de forma maleáveis, ou não demasiadamente rígidas, para não prejudicar casos específicos na vida dos indivíduos.
Além disso detectamos em nosso radar espiritual, que, a integridade é a principal prova da probidade e da lisura administrativa de uma liderança. Pois é no cultivo dela, que a liderança se tornará forte o suficiente para estabelecer a verdadeira capacitação, e fazer a implementação dos projetos da organização e sustentar os que já foram estabelecidos. O comportamento íntegro da liderança diante dos liderados, não é fruto ou resultado de imposição de um programa ou projeto organizacional, ou de um expediente temporário sobre regras rígidas. Ele é o fruto proveniente da cultura da confiabilidade e da equidade de caráter pessoal do líder para com seus subordinados. Este é o mais ponto forte e atrativo de quem lidera; fazendo com que seus liderados sejam atraídos, e o deposite confiança na autoridade de seu guia. A integridade não se adquire. Constrói-se, por meio de princípios imutáveis de justiça, por demostrar caráter moral e social em tudo falamos ou fazemos a vista de nossos liderados. Quando existe integridade administrativa nas atividades da liderança, os liderados passam confiar piamente nela, e a corresponder mutuamente. Ou seja, pela sua integridade, ela será admirada e considerada, e vice-versa. Se a liderança quiser ganhar a simpatia de seus liderados, ela deve confiá-los, valorizá-los e ser íntegro em suas atividades administrativas diante deles. Sem essas três qualidades, sua liderança nunca será atrativa ao seu público-alvo.
Notação importante
A equidade podem considerar como uma carta que leva em sua subscrição, boas notícias: aos seus destinatários e revela as boas intenções de seu remetente. A equidade honra e enaltece a vida do próximo, e levará felicidade, reconhecimento e brilho aos seus portadores.
É preciso frisar que, a consideração é uma das virtudes que ajuda a liderança construir em curto espaço de tempo de suas atividades operacional na obra de Deus, um público dentro da instituição que estão dispostos oferecer seu potencial, habilidades e energia para fazer os projetos andarem sem problemas e sem interrupções. Embora a consideração seja difícil de ser cultivada, mas ela ainda é a solução mais viável para evitar o atrofiamento das atividades da instituição, o afastamento de seus membros, e a perda de arrecadação na instituição, e o esfriamento do amor ao próximo dentro da casa de Deus. Desse modo, será possível estimular a formação de cooperadores e contribuintes fiéis que ame e faça às boas obras em favor do reino de Deus e do próximo (Hb 10:24). A consideração, é o ponto de equilíbrio entre a liderança, a instituição e seus membros. Vale dizer, que é altamente recomendado que a liderança tenha a consideração como base que pode incentivar o cultivo do amor e das boas obras (Hb 10:24). Ainda não podemos esquecer, que, a consideração é a principal virtude que dá condições a liderança de ter um relacionamento sadio e sempre dia com seus liderados. Ela é um componente que não faltar nas atividades de um administrador. Pois é com ela, que conseguirá fazer com que seus liderados sintam-se motivados e otimistas para realizar as tarefas com prazer dentro da organização. Consequentemente, haverá crescimento em amor por parte dos liderados para com a liderança e entre os membros da instituição. É com a consideração que as lideranças fazem com que seus seguidores lhe sejam subordinados espontaneamente. E se sintam bem tratados, respeitados, valorizados e amados pelos que estão na direção obra de Deus, fazendo com que eles se sentam bem onde estão. Com ela, o elevo espiritual dos membros da instituição melhora, e faz eles se sentirem felizes, e com liberdade diante de sua liderança. Toda organização só tem solidez e crescimento, se houver dentro dela a consideração mútua. Sem ela as coisas não funcionam a contento, e o povo não faz as suas tarefas com prazer por conta da falta de consideração. E a organização finda saindo no prejuízo.
Quem gostaria de ser maltratado o tempo todo? Menosprezado e desprezado pela sua liderança? Ninguém. A liderança que considera seus liderados, cedo estará colhendo os frutos que plantou como resultado de seu trabalho diante de seus liderados. Quer ver, a liderança começar perder a simpatia de seus liderados? Basta ele começar a desconsiderar pelos menos um das pessoas que faz parte da instituição da qual ele é o líder. A desconsideração de apenas uma pessoa será o suficiente para fazer com que os outros começarem a colocar as “barbas de molhos” ou ficarem com “a purga por detrás das orelhas” a respeito do líder. É como se você levantasse a vara para um dos membros do rebanho de ovelhas. Você levanta a vara pra uma; e as outras correm juntas com ela medo do açoite.
Notação importante
O grande segredo do cultivo das boas obras e o crescimento do amor e entre os cristãos, está na consideração de uns para com os outros. Se quisermos que os membros de uma instituição sejam bons colaborados dentro dela, precisamos aprender a considerar todos os componentes que fazem parte do círculo de setor pessoal dela. Exemplo: em uma instituição religiosa não haverá bons e fiéis contribuintes, se eles não forem bem tratados com a consideração pela pessoa do qual é o responsável.
Conclusão
Diante do que foi exposto, vimos que sem o cultivo da consideração, da confiabilidade, da integridade e da equidade, uma liderança não terá credibilidade em suas atividades administrativas. Sendo assim, vimos que, é com essas virtudes que a liderança mostra uma conduta ilibada em sua administração, e mostra também seu tratamento igualitário para com seus liderados. Vale lembrar que, se essas qualidades nortear a vida do líder, ele terá autoridade moral e ética para cobrar que os outros falam o mesmo em sua gestão; e jamais será contestado em sua conduta. Ainda podemos dizer que, seu trabalho servirá como lições de vida durante em seu ministério, para que os outros sigam o mesmo exemplo de vida.