Mais Recentess

6 de out de 2017

O orgulho está intrínseco na alma humana

Por Pbsena
Todo homem tem dentro de si um pedacinho de orgulho. Dele, ninguém pode se livrar, mas pode controlar. É por isso, que de alguma forma o homem é levado a ufanar-se. Uns ufanam-se mais e outros menos, e outros findam caindo nas garras do orgulho por falta de autodomínio.

O orgulho excessivo se transforma em soberba e em insolência, que vem do conceito de superioridade de si mesmo, ao se colocar em nível superior à de outro.
Esse sentimento deselegante, está ligado diretamente às nossas atitudes e ações, e compromete nosso relacionamento com Deus e com o semelhante. Segundo Jesus (Mc 7:22), o orgulho é uma das características más que contamina, por vir direto do interior do homem. 

Quando Jesus disse, que o orgulho contamina, ele tem razão e sabe o que está dizendo. O orgulho está entre as treze qualidades más que podem fluir direto do interior do homem. São elas: maus pensamentos, adultérios, fornicações, homicídios, furtos, cobiça, impiedade, engano, devassidão, inveja, blasfêmia e a insensatez (Mt 15:18-21). Ao lado da inveja, o orgulho leva o homem entrar em disputas por dinheiro, fama poder e posição.

Somos favoráveis que as pessoas se auto-valorizem, mas que seja de forma coerente, sem sentimento exagerado de si mesmo; ou sem o cultivo do amor-próprio de forma demasiada que chegue ao nível de soberba. Se valorizar sempre é bom. Pois quem melhor valorizaria sua pessoa, senão você mesmo? Não podemos tomar de mão a valorização de si mesmo, e transformar em orgulho associado ao espírito altivo, ao ponto de prejudicar a si mesmo.

O orgulho tem sido a maior causa da queda de quem tem a oportunidade de ascender ao poder político, material e espiritual.
  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 »Seja o primeiro a comentar.:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procurava? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole as leis, ou que configure em crime cibernético e que vão de e termos de uso, por favor denuncie.

Item Reviewed: O orgulho está intrínseco na alma humana Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Scroll to Top