Prova Presencial De Didática » Tifsa Brasil

Prova Presencial de Didática

A prova presencial de Didática da área de Sociologia, um material que foi disponibilizado como subsídio escolar para universitários, vestibulandos e alunos do ensino médio, dentre outros. As opções que estão destacadas, são consideradas as respostas corretas, mais podem mudar de acordo com o ambiente escolar.

Pergunta 1
DE ACORDO COM CLAUDINO PILETTI, NO LIVRO “DIDÁTICA” A APRENDIZAGEM POSSUI TRÊS CLASSIFICAÇÕES QUE ATUAM PARA QUE A APRENDIZAGEM SEJA SIGNIFICATIVA. DIANTE DISSO, É CORRETO:

as aprendizagens são: necessidade, criatividade e liberdade e atuam de forma disciplinar para orientar todo o processo de aprendizagem no contexto escolar.
as aprendizagens são: cognitiva, afetiva e motora e podem atuar de forma inter-relacionada visando a aprendizagem significativa do aluno.
as aprendizagens são: sensibilidade, moralidade e iniciativa e atuam de forma similar no desenvolvimento de aprendizagem autônoma do aluno.
as aprendizagens são: biológicas, de cálculos e de escrita e leitura e atuam no contexto escolar direcionando o aluno para a aprendizagem significativa em cada área do conhecimento.
as aprendizagens são: sociais, econômicas e políticas e atuam de forma isolada por meio dos conteúdos selecionados para a aprendizagem significativa dentro da escola.

Pergunta 2
HÁ ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS E HÁ ESCOLAS QUE SÃO ASAS
Rubem Alves

“ESCOLAS QUE SÃO GAIOLAS EXISTEM PARA QUE OS PÁSSAROS DESAPRENDAM A ARTE DO VÔO. PÁSSAROS ENAGAIOLADOS SÃO PÁSSAROS SOB CONTROLE. ENGAIOLADOS, O SEU DONO PODE LEVÁ-LOS PARA ONDE QUISER. PÁSSAROS ENGAIOLADOS SEMPRE TÊM UM DONO. DEIXARAM DE SER PÁSSAROS. PORQUE A ESSÊNCIA DOS PÁSSAROS É O VÔO.
ESCOLAS QUE SÃO ASAS NÃO AMAM PÁSSAROS ENGAIOLADOS. O QUE ELAS AMAM SÃO PÁSSAROS EM VÔO. EXISTEM PARA DAR AOS PÁSSAROS CORAGEM PARA VOAR. ENSINAR O VÔO, ISSO ELAS NÃO PODEM FAZER, PORQUE O VÔO JÁ NASCE DENTRO DOS PÁSSAROS. O VÔO NÃO PODE SER ENSINADO. SÓ PODE SER ENCORAJADO”.

AO RELACIONAR O TEXTO DO AUTOR RUBEM ALVES COM O CURRÍCULO ESCOLAR PODE-SE AFIRMAR QUE:

(I) O currículo é neutro e apresenta-se de forma organizada para atender os interesses da classe que detêm o poder; Essa escola seria a “escola asas” do texto de Rubem Alves.
(II) O currículo representa a identidade da escola, sendo organizado de forma coletiva e intencional, o que lhe confere o caráter flexível, ativo e crítico; Essa escola seria a “escola asas” do texto de Rubem Alves.
(III) 0 currículo transmite visões sociais particulares e interessadas sendo temporal e determinado pela legislação educacional vigente; Não seriam nem “escolas asas” nem “escolas gaiolas” do texto de Rubem Alves.
(IV) a forma como a comunidade escolar organiza o currículo determina a concepção de educação e o processo de ensino e aprendizagem no qual os alunos estão inseridos, podendo ser uma escola emancipadora (escolas asas) ou alienadora (escolas gaiolas).

Diante disso é correto afirmar que:

somente a III está correta
somente a I e a II estão corretas
somente a II e a IV estão corretas
somente a II e a III estão corretas
somente a III e a IV estão corretas

Pergunta 3
A METODOLOGIA UTILIZADA PELO PROFESSOR SEMPRE PRESSUPÕE UMA CONCEPÇÃO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM. NO DECORRER HISTÓRICO DIFERENTES TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS APRESENTARAM METODOLOGIAS QUE MOBILIZAVAM SEUS OBJETIVOS. CARACTERIZA A METODOLOGIA DA TENDÊNCIA TECNICISTA OS SEGUINTES TÓPICOS:

aulas na fábrica e na comunidade, professores com formação técnica e experiência na fábrica, repetição dos movimentos, senso crítico e criativo.
métodos e técnicas de transmissão do conhecimento, utilização da técnica a partir de estímulos e respostas, testes para validação da técnica aprendida, fragmentação do conhecimento e reprodução do aluno, aula expositiva e demonstrativa.
produção do conhecimento por parte do aluno, espontaneidade, criatividade na utilização de técnicas de comunicação, responsabilidade social, aulas em grupos.
técnicas específicas de habilidades motoras, aula demonstrativa e com castigos, conteúdos globalizantes e sociocríticos, professor é um especialista na técnica de autoritarismo
aula com caráter livre em que a técnica é uma representação cultural que o aluno carrega consigo a partir das tradições, crenças e costumes de sua etnia, aula de estudo do meio;

Pergunta 4
EM UMA ESCOLA PUBLICA O PROFESSOR AO MINISTRAR O CONTEÚDO SOBRE OS IMPACTOS DO LIXO NO MEIO AMBIENTE, PERCEBEU QUE SEUS ALUNOS APRESENTAVAM QUESTIONAMENTOS CRÍTICOS E PERTINENTES TANTO EM RELAÇÃO A SEPARAÇÃO DO LIXO QUANTO A SUA UTILIZAÇÃO COMO MEIO DE RECICLAGEM E ADUBO. DIANTE DESSE CONTEXTO, O PROFESSOR RESOLVEU PROMOVER UM PROJETO EM CONJUNTO COM A COMUNIDADE E OS ALUNOS SOBRE A ARRECADAÇÃO DE LIXOS RECICLÁVEIS PARA AUXILIAR AS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA.
O RELATO ACIMA EXPRESSA O POSICIONAMENTO DO EDUCADOR PAULO FREIRE NA OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA SOBRE UMA CONCEPÇÃO DE PRÁTICA EDUCATIVA CRÍTICA E COMPROMETIDA COM O ENSINO PARA ALÉM DA SALA DE AULA.

CONSIDERANDO O RELATO ACIMA E SUA RELAÇÃO COM O POSICIONAMENTO DO AUTOR PAULO FREIRE, ANALISE AS AFIRMATIVAS ABAIXO:

(I) ENSINAR EXIGE COMPROMETIMENTO
(II) ENSINAR É TRANSFERIR CONHECIMENTO ERUDITO E UNIVERSALMENTE ACEITO
(III) EXIGE CURIOSIDADE
(IV) EXIGE RECONHECIMENTO DA NECESSIDADE DE SER CONDICIONADO

ESTÃO DE ACORDO COM O POSICIONAMENTO DE PAULO FREIRE AS AFIRMATIVAS

somente a II e a IV estão corretas
somente a I e a III estão corretas
somente a I e a IV estão corretas
somente a II está correta
somente a I, II e a III estão corretas

Pergunta 5
SEGUNDO PAULO FREIRE, NO LIVRO “PEDAGOGIA DA AUTONOMIA”, NO QUE DIZ RESPEITO AOS SABERES NECESSÁRIOS À PRÁTICA EDUCATIVA, ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AFIRMAÇÃO CORRETA:

ensinar exige atenção, ensinar exige memória, ensinar exige que o professor explique, ensinar exige silêncio.
ensinar exige responsabilidade, ensinar exige disciplina, ensinar exige mecanização.
ensinar exige sala de aula, ensinar exige professores, ensinar exige horário, ensinar exige autoritarismo
ensinar exige reflexão crítica sobre a prática, ensinar exige respeito ao educando, ensinar exige pesquisa, ensinar exige criatividade.
ensinar exige transferir conhecimento, ensinar exige repetição, ensinar exige disciplina

Pergunta 6
CONSIDERE QUE EM UMA ESCOLA O CURRÍCULO FOI ORGANIZADO PELOS PROFESSORES COM A PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TANTO AS NECESSIDADES E CARACTERÍSTICAS DA CULTURA LOCAL QUANTO A INTERAÇÃO ENTRE AS DISCIPLINAS.
ESTE É UM CURRÍCULO:

fechado e tecnicista
fechado e escolanovista
tradicional e tecnicista
aberto e tradicional
integrado e sociocrítico

Pergunta 7
O CURRÍCULO TRADICIONAL POSSUI CARACTERÍSTICAS DIFERENTES DO CURRÍCULO POR COMPETÊNCIAS E DO CURRÍCULO CRÍTICO QUE SÃO:

racionalização, fragmentação por disciplinas, uniformidade, representam uma forma de regulação e controle.
liberdade, disciplinas integradoras, construção do conhecimento, emancipação humana.
composto por conteúdos da cultura local, crenças e superstições que compõem a identidade da comunidade.
valoriza os conhecimentos científicos e desconsidera os conhecimentos biológicos e artísticos.
prioriza os conhecimentos da experiência e nega os conhecimentos científicos, representam uma forma de entender os sentimentos e angustias dos alunos.

Pergunta 8
DE ACORDO COM CORDEIRO (2017) O PLANEJAMENTO APRESENTA CONSIDERAÇÕES RELEVANTES PARA QUE POSSA OCORRER DE FORMA SIGNIFICATIVA NO CONTEXTO ESCOLAR. DIANTE DISSO, ESCREVA (V) PARA VERDADEIRO E (F) PARA FALSO.

(V) o planejamento é um documento flexível que pode ser alterado a partir das necessidades que a gestão democrática identificar no processo do ensino e aprendizagem.
(v) o planejamento incorpora às aulas fatos, acontecimentos e informações atuais que contribuirão para a construção do conhecimento.
(V) é uma necessidade do professor que precisa refletir e comprometer-se com a aprendizagem do aluno.
(F) o planejamento é um documento que a Secretaria de Educação fornece às escolas e como está na Lei de Diretrizes e Bases não pode ser alterado sem a permissão dos órgãos educacionais responsáveis.
(V) para planejar, é preciso conhecer os conteúdos a serem ensinados e sua transposição em objetivos de aprendizagem

F,V,V,F,F
F,V,V,V,F
V,F,F,V,V
V,F,V,F,F
V,V,V,F,V

Pergunta 9
O PLANEJAMENTO DE ENSINO É CARACTERIZADO PELA ORGANIZAÇÃO QUE O PROFESSOR FAZ PARA ATENDER OS PRINCÍPIOS, A FILOSOFIA, O CURRÍCULO E AS AÇÕES PROPOSTAS PELO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA. TRATA-SE DE UM DOCUMENTO DE ORGANIZAÇÃO E PREVISÃO DA QUALIDADE DA APRENDIZAGEM. PARA ATENDER ESSAS FINALIDADES E AUXILIAR O PROFESSOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM O PLANEJAMENTO POSSUI ELEMENTOS ORGANIZADOS E SISTEMATIZADOS QUE SÃO:

procedimentos conceituais, atitudinais e procedimentais
objetivos gerais e específicos, metodologia, conteúdos, identificação da disciplina e do professor, número de aulas e bibliografia
temas transversais e conteúdos legislativos
apresentar os aspectos políticos, econômicos e sociais que a realidade apresenta e também os critérios de validade da escola
o planejamento deve ser estruturado com a parte inicial e a introdução, o desenvolvimento com as referências bibliográficas e a conclusão em formato textual coerente com as normas da ciência

Pergunta 10
DE ACORDO COM LIBÂNEO “A QUANTIFICAÇÃO DEVE TRANSFORMAR-SE EM QUALIFICAÇÃO, ISTO É, NUMA APRECIAÇÃO QUALITATIVA DOS RESULTADOS VERIFICADOS”. ANALISE A AFIRMATIVA DO AUTOR E RESPONDA A ALTERNATIVA CORRETA QUE CORRESPONDE A ESSE POSICIONAMENTO.

a avaliação formativa ocorre durante todo o processo e a somativa somente no final do processo, assim não podem garantir a qualidade do processo e não se complementam;
as avaliações formativa e somativa possuem características e finalidades diferentes e não é recomendado que se desenvolva as duas de forma complementar;
a avaliação formativa sempre será validada pela nota e a somativa pela qualidade do processo educativo, assim ambas se complementam;
a avaliação somativa e formativa podem ser complementares, sendo que a somativa valida a formativa quanto a qualidade do processo educativo;
a avaliação é determinada pelos critérios da direção da escola que necessita de uma forma de comprovação que é a nota, portanto a avaliação somativa ocorre somente de forma subjetiva pelo professor.

Notação importante
Se você é professor, universitário, estudante do ensino médio ou do ensino fundamental, e sabe que uma destas questões estão incorretas responda para ajudar aos estudantes que procuram nossa plataforma de aprendizado. Ajude respondendo as questões acima para contribui com o aprendizado dos estudantes e demais pessoas que procuram nossa plataforma para melhorar seus conhecimentos. Faça seu comentário enriquecedor, cresça e ajude outros crescerem em graça e em conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *