Figuras de linguagem: o anacoluto » Tifsa Brasil

Figuras de linguagem: o anacoluto

Introdução

O Anacoluto é um período linguístico iniciado por uma palavra ou locução, seguida de pausa, que tem como continuação uma oração em que essa locução não se integra sintaticamente, embora esteja integrada pelo mesmo sentido. O anacoluto é uma frase que não se harmoniza gramaticalmente. Ou seja, é uma frase em que uma construção linguística inicia-se antes que a anterior seja concluída. Nele existe até uma inversão de valores da ordem direta que é considerada canônica em relação às ordens invertidas.

1. O anacoluto caracteriza-se pelo comportamento falso da personagem

O anacoluto é uma figura de linguagem usada para investir o sentido real dos fatos para um contraste completamente inversos da realidade dos fatos, ou da verdade.

A sintaxe desta figura de linguagem consiste na mudança repentina de uma mensagem, fazendo uma construção dos fatos para um estado íngreme. A anacolutia tem seu lado áspero e rude de ver a realidade dos fatos como um olhar crítico para poder chegar a um denominador comum. Embora seja demorado compreender o que alguém quer dizer alegoricamente pela crítica anacolutista.

É com essa figura de linguagem que muitas pessoas elogiam outrem visando agradá-lo, mas na verdade está comportando-se falsamente, tentando de alguma forma ser gentil frente a incompetência, a má educação. Essa é uma maneira que o indivíduo usa para driblar mau entendido, de ser mal educado, e evitar que sua pessoa seja deselegância frente alguns fatos que parecem verdadeiros mas que são falsos.

Por isso usa-se o anacoluto passa elogiar ironicamente alguém, que está vendendo uma verdade mascarada de mentira. Ai usa-se o elogio, de bom sendo ruim, de lindo ou bonito, frente sua feiura que vê. Exemplo: eu amo, à coisa feia.

Já vimos algumas pessoas elogiando os filhos da mãe coruja, só para tentar agradá-la, mesmo vendo que seu bebê seja feio. Mas por detrás, essa pessoa está usando o anacoluto como figura de linguagem, que contradiz o que ela está dizendo. É assim que acontece. O anacoluto, é uma espécie de linguagem que se associa e se aproxima da ironia. As vezes as pessoas elogiam, mas cruzam os dedos. Dando sinal de que interiormente está reprovando seu próprio elogio feito anacolutamente.

Significa que aquele elogio não passa de uma farsa, utilizando uma mensagem instantânea, para não deixar seu amigo ou colega desapontado.

As pessoas que mais usam este tipo de linguagem são as mulheres, quando querem agradar uma mãe que anda com bebê nos braços. Às vezes a criancinha é tão feia; mais a colega ao encontrar a outra elogia seu filhinho chamado de lindo e bonito sendo feio.

2. O anacoluto, caracteriza-se também na sinceridade da personagem

O anacolutismo também poder ser usado de forma sincera pra com quem amamos. Ele é largamente difundido e usado como prova de que amamos a alguém. Ou seja, que ama não ver os defeitos. No dia a dia, nós usamos o anacoluto para sair de forma brusca da realidade fatorial. Ou seja, usamos o anacoluto em uma frase, pra sair de forma brusca do ritmo da frase pra dizer que não gostamos de algo, ou gostamos de algo.

O anacoluto é muito usado por marido e mulher, por namorados e amantes; quando querem fazer declaração de amor, dizendo que ama seu parceiro, mesmo fugindo da realidade, frente à feiura, fazendo declaração de amor uma pessoa feia, chamando-o de bonito só porque o ama.

Veja o exemplo: 01. Quem ama o feio, bonito lhe parece. 02. O feio parece bonito a quem o ama. 03. Esse seu menino, é muito lindo.

Conclusão

O anacoluto ou a frase anacolutista é uma espécie de filhote da falsidade; que é largamente difundido pelos inimigos disfarçados de amigos. Tais amigos pronunciam frases anacolutistas diante de seus amigos apenas para agradá-los. Mais seu coração esta distante da frase citado por eles. Autor: Pbsena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *