Doutrina: O etnocentrismo grupal » Tifsa Brasil

Doutrina: O etnocentrismo grupal

A palavra “etnocentrismo”, refere-se a um tipo de pensamento visionário de determinados indivíduos ou grupos que se apresentam com qualidades e valores considerados como únicos. É deste tipo de visão que podem surgir grupos que se consideram puros, superiores e capazes de superar as expectativas de qualquer tipo de grupos ou indivíduos.

O temor do indivíduo etnocêntrico
O maior temor do indivíduo etnocêntrico é ser superado por outrem. Nesse tipo de visão, vimos uma associação de elementos como o medo de ser superado por outros grupos ou indivíduos, sentimentos efetivos e emocionais, riqueza cultural, pensamento ideológico, tradições e costumes tradicionais, e até históricos de familiares e grupos que se consideram como detentores do saber e proprietários de privilégios. A tendência do grupo ou indivíduo que desenvolve o pensamento etnocêntrico é se considerar uma pessoa de categoria superior, ou acima dos valores dos demais da sociedade ou do grupo do qual ele faz parte, alegando capacidade cultural superior com parâmetros aplicáveis as demais sociedades.

Onde este pensamento é mais difundido?
Esse tipo de pensamento é muito difundido entre grupos ideológicos, por carregar um sentimento de superioridade dos demais grupos. Em outras palavras, tais grupos se acham superiores e com variadas diferenças dentre outros grupos.

De onde vem a herança do etnocentrismo?
O desenvolvimento evolutivo deste pensamento é expressar competências específica individual ou grupal. Esse pensamento herdou características dos costumes, das crenças, de particularidades de grupos sociais e de indivíduos em particul

A sua ligação cultural
A designação do pensamento etnocêntrico é mais cultural, do que social e biológico, embora traga traços de ambas as ciências. O etnocentrismo tem mais relação com a antropologia cultural. Autor: Pbsena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *