Democracia: Arte Cívica - Tifsa Brasil
  • Recentes

    13 de junho de 2018

    Democracia: Arte Cívica

    A democracia é arte que desperta o sentimento cívico de um povo; tem a função e o propósito de libertar das amarras da escravidão uma sociedade, e levá-lo consciente de seus direitos e deveres, e aproximar a cultura dos povos. Na democracia as pessoas talentosas são reveladas, o brilho de seu caráter pode ser cultivado e sua liberdade de expressão é garantida.

    A origem da Democracia
    O nascimento e a implantação da democracia teve boas intenções . Mas que se diga a verdade. Quando a democracia nasceu na antiga Grécia, as leis democráticas da Grécia retirava os direitos das pessoas incultas, pobres, escravos. estrangeiros e mulheres. Essas classes sociais, ficavam distantes da de participar do processo democrático grego. Só podiam participar da política, quem pertencesse a classe elitizada, fosse uma pessoa culta, que tivesse uma vida financeira boa, e quem nascesse de cidadão gregos que já estavam integrados ao processo democrático. Embora a democracia grega tivesse seus defeitos por excluir parte de seus moradores, mas já foi um passo importante para que ela chegasse até nós. A democracia nasceu no século V antes de Cristo. De lá pra cá, muita coisa mudou.

    Democracia - Direitos a igualdade e a liberdade

    Desde a antiga Grécia, a Democracia esteve relacionada aos direitos do cidadão. São eles:
    1. Direitos políticos.
    Os direitos políticos consistem na oportunidade de escolher seus governantes, participar do processo eleitoral como candidato ou não. Ajudar elaborar as leis, criticar e opinar pelo qual elas foram criadas, participar da administração e fiscalizar ao mesmo tempo as ações do poder público.

    2. Direitos sociais.
    Os direitos sociais, consistem na garantia do trabalho, e descanso renumerado, fundo de garantias e outros direitos estendidos, assistência médica e acessos a educação pública.

    3. Direitos civis.
    Já os direitos civis, consistem na liberdade de escolher que profissão que seguir, a que religião quer pertencer, liberdade para tomar suas próprias decisões, liberdade de expressão de ir e vir sem ser molestado. Direito ao acessoa a justiça gratuita, direito e a garantia da propriedade privada. Em outras palavras, os direitos civis garante ao cidadão ser tratado de forma igualitária pelo Estado.

    A meu juízo, só teremos uma convivência social democrática mais humana e solidaria, quando cada um de nós acreditarmos nas pessoas, ouvir suas ideias, cada um fizer sua parte no cumprimento de seus deveres, reordenar suas competências para dar seu melhor em favor da sociedade da qual faz parte; e não continuar jogando situação-problema para outrem, sendo de minha responsabilidade.
    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 » Comentários:

    Postar um comentário

    Olá tudo bem? Encontrou o que procurava? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole as leis, ou que configure em crime cibernético e que vão de e termos de uso, por favor denuncie.

    Item Reviewed: Democracia: Arte Cívica Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena

    Contato

    Scroll to Top