Figuras de linguagem: A Metonímia ou sinédoque - Tifsa Brasil
  • Recentes

    27 de set de 2016

    Figuras de linguagem: A Metonímia ou sinédoque

    A figura de retórica que consiste no uso de uma palavra fora do seu contexto semântico normal, por ter uma significação que tenha relação objetiva, de contiguidade, material ou conceitual, com o conteúdo ou o referente ocasionalmente pensado. O objetivo da figura de linguagem metonímia é substituir as coisas ou objetos em lugar da pessoa ou até diminuir os efeitos da frase aos ouvidos do interlocutor.

    Exemplo: a carroça não sabe conduzir o cavalo no caminho certo. O objetivo é evitar de citar o nome do condutor do animal.

    Outro exemplo corriqueiro que é muito usado pelas pessoas quando querem se referir à idade de um idoso, ele usa a metonímia na frase para tornar a expressão menos agressiva. O objetivo é evitar dizer, que aquela pessoa é velho demais.

    Veja o exemplo: 01 fulano estar com os cabelos todos brancos. O interlocutor usa a palavra “cabelos os brancos”, no lugar de “velho”, pra não dizer que o fulano estar velho. Ex: 02 a lavoura é feita manual, pra não dizer que é feita por “braços de homens”. Autor: Pbsena

    • Blogger Comments
    • Facebook Comments

    0 » Comentários:

    Postar um comentário

    Olá tudo bem? Encontrou o que procurava? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole as leis, ou que configure em crime cibernético e que vão de e termos de uso, por favor denuncie.

    Item Reviewed: Figuras de linguagem: A Metonímia ou sinédoque Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena

    Contato

    Scroll to Top