Últimas

Nossos amigos no Google+

9 de set de 2016

Figura de linguagem: A Ironia

A ironia é uma figura de linguagem apresenta-se com uma expressão de um pensamento com palavras que exprime literalmente o pensamento ao contrário de outrem, seja ele no sentido verdadeiro ou falso. Os pontos mais fortes da ironia são três vertentes. Duas andam de forma paralela, ou se cruzam em sentido combinado. E uma anda só. São elas: (a) a censura irônica (b) a ironia sarcástica, (c) e a ironia sagra.

(A). A censura irônica

A primeira vertente que a ironia se apresenta é na censura ridícula. Esta vertente é usada pelas pessoas que se dizem serem nossos amigos. Mais que são verdadeiros inimigos camuflados; eles vêm com seus elogios maldosos cheios de lisonjas, tentando nos enganar com o disfarce de nossa valorização, mas que são elogios falsos encapado de elogios verdadeiros.

Essa vertente da ironia é a mais utilizada pelos inimigos camuflados para destruir de forma técnica e categórica, amigos e inimigos que eles acham ser uma ameaça ao brilho de sua estrela; a sua posição ou status, seu sucesso, e aos seus projetos e sonhos.

(B). A ironia sarcástica

A ironia sarcástica se avoluma em seu envoltório de falsidade, a semelhante de um casulo do bicho-da-seda; onde ela armazena e embuti no sentimento humano suas setas irônicas para desferir contra outrem; com o objetivo de alcançar a pessoa alvo de seu empobrecido comportamento sarcástico.

A pessoa que usa esta vertente da ironia sarcástica apresenta-se com um comportamento sarcástico. Os objetivos do indivíduo que usa a ironia sarcástica é fazer com que a vida alheia seja desvalorizar; diminuída, perda seu brilho, por meio da ironia sarcástica. Casuisticamente a meta do irônico; é deixar as pessoas com baixa estima, derrubada, tristes, desonrada, envergonhada, mal vista, etc. O uso sutil e delicado da crítica irônica vem por meio do sorriso, comentário, afirmação irônica, piadas e insinuações maldosas; criando literariamente efeitos humorísticos com o objetivo de zombar da vida alheia.

A figura da pessoa irônica vem sempre ao contrário ou oposto dos programas, dos planejamentos e dos projetos. Como descobri uma pessoa que apresenta este tipo de comportamento? E quais são os sinais que ela apresenta de dentro de seu confidente coração sarcástico? Os sinais do comportamento sarcástico são conhecidos pelos sinais do indivíduo. São eles: Sorriso denunciador, o meneia da cabeça, cruzam os dedos, balançam os pés, bate de olhos que dão respostas com tom de critica destrutiva. As pessoas irônicas podem considerar resmungões natos, que reclama de tudo e de todos. O irônico é um candidato em potencial para ser um invejoso nato.

(C). A ironia sagra

A ironia sagra quando ela é usada com o objetivo de melhorar e fazer alguém despertar do sono da omissão; do cumprimento do dever, ajuda mostrar ao indivíduo o lado obscuro que ele não consegue ver. Isso engrandecer e dignifica a vida do próximo.

É com a ironia sagra que damos uma resposta à altura da crítica que recebemos de alguém (Jó 12:2). Nós a usamos também para ironizar a desobediência e repreender a alguém (Jz 10:14). Usamos na construção da critica construtiva, por alguém ter negligenciado o cumprimento do dever (II Sm 26:15). Usamo-la também para ironizar alguém que se acha tão santo, quando seus atos, ações, e atividade pessoal não corresponde ao que ele se propaga (I Rs 18:27).

Usamo-la também para desqualificar, e retirar o brilho espiritual de alguém (Mt 27:40). Usamo-la também para ironizar alguém que se acha maior e mais competente de que outrem (I Co 48). Usamo-la também para reivindicar nossos direitos para com alguém que tenta sobressair burlando nossos direitos injustamente (II Co 11:5-9; 12:11). A ironia sagra é um meio pelo qual podemos recorrer para corrigir algo que está andando do lado contrário à verdade dos fatos.

Autor: Pbsena


  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 » Comentários:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procura? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Item Reviewed: Figura de linguagem: A Ironia Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Scroll to Top