Últimas

Google+ Followers

25 de set de 2016

Enciclopédia Bíblica: Abi, Abiail e Abigail

ABI - Nome abreviado de Abias, mãe do rei Ezequias. ABIAS (ou Abia). Hb “meu pai é o Senhor”. 1. Mulher de Hezrom e mãe de Asur, da tribo de Judá. Estava grávida quando o marido morreu, tendo o filho nascido logo após a morte do pai, 1Cr 2:18-24.

2. A mãe do rei Ezequias, 2Cr 29:1. Em 2Rs 18:2 tem o nome abreviado, Abi. Seu filho foi um dos mais notáveis reis de Judá. Ele tornou-se famoso tanto devido à sua excepcional piedade, como por suas vigorosas atividades políticas. Seu marido, Acaz, foi um péssimo rei, tendo buscado auxílio junto à Assíria, abraçando os seus ídolos. Por essa aliança, despojou o Templo do ouro, da prata e dos seus tesouros. Chegou a queimar os próprios filhos, irmãos de Ezequias, no fogo. Foi tão abominável que, ao morrer, nem foi sepultado nos sepulcros dos reis, 2Rs 16 e 2Cr 28. Há quem suponha, devido à cronologia do reinado de Ezequias, que ele tivesse sido co-regente de Acazdesde cerca de 729 a.C., começando a reinar como único ocupante do trono em cerca de 716 a.C., portanto, durante 13 anos. Conclui-se que a influência benéfica que ele recebeu, não foi do seu pai, mas sim, de sua mãe, a rainha-regente. Tomado por coragem e amor a Deus, Ezequias procedeu a reformas grandiosas nos âmbitos religioso, político e administrativo e foi bem-sucedido, promovendo um avivamento espiritual durante o seu reinado, 2Cr 29-31. Abias devia ser uma mulher de oração, temente a Deus e observadora das Suas leis, visto que seu filho foi poupado durante a insana atitude do rei Acaz em sacrificar os filhos aos deuses das nações.

ABIAIL - Hb “pai de força”. 
1. Esposa de Jerimote, seu primo e filho de Davi. Mãe de Maalate, a esposa de Roboão, que reinou no lugar de Salomão. Seu pai era Eliabe, o irmão mais velho de Davi, 2 Cr 11:18, segundo a ed. Revista e Atualizada no Brasil. A ed. Revista e Corrigida na grafia simplificada, apresenta Abiail, a filha de Eliabe, como uma outra esposa do rei Roboão, junto com Maalate, apresentada como filha de Jerimote.
2. Mulher de Abisur, 1Cr 2:29, mãe de Aba e Molide, da tribo de Judá.

ABIGAIL - Hb “meu pai é alegria” ou “o pai alegra-se”. 
1. Uma irmã de Davi, esposa de Itra (Jéter, em outras traduções), 1Cr 2:16, 17. Foi mãe de Amasa, eleito por Absalão, seu primo, comandante do arraial em lugar de Joabe, de quem era tia, 2 Sm 17:25. Seu filho liderou os exércitos de Absalão na revolta contra Davi. Abigail sofria, pois via o próprio filho se juntando a um primo rebelde contra o rei, que era seu irmão. Em 2Sm 18:6-17, vemos Amasa, perdoado por seu tio Davi, sendo nomeado pelo mesmo comandante de seus exércitos, em lugar de Joabe, 19:13. Ao nomear Amasa, Davi esperava conquistar de volta aqueles que haviam se juntado à rebelião de seu filho, especialmente os do exército de Judá. Ele também revelou seu permanente ressentimento contra Joabe, por ter desconsiderado sua vontade, matando seu filho Absalão. Ao recompensar um rebelde ao invés do leal Joabe, Davi deixou que a tristeza afetasse seu julgamento. Isso despertou o ciúme de Joabe, o qual, no momento crítico em que Davi se preparava para regressar a Jerusalém, matou traiçoeiramente o primo Amasa. Esta sucessão de fatos vem demonstrar o clima de tensão e discórdia que permeava essa família, o que deve ter trazido muitos sofrimentos e angústias para Abigail, 20:8-12.


2. Mulher de Nabal, um carmelita (hb “sem juízo”) da casa de Calebe, 1Sm 25. Nabal, segundo palavras do texto, era homem duro e maligno, vil e sem diálogo; tolo, louco; pródigo e bêbado. Este insultou a Davi, o qual ajudara seus pastores e agora lhe pedira auxílio, negando-se a ajudar seus homens. Ofendido, Davi determinou exterminar com Nabal e tudo o que ele tivesse. Abigail foi inteirada da situação e, temendo, apressou-se e tomou víveres, dirigindo-se, determinada, a Davi e seus homens. Nada declarou ao marido (atitude que a Bíblia não incentiva para a esposa, mas era um caso de salvamento e extrema necessidade, que a sabedoria divina a inspirou). Mesmo agindo com sacrifício próprio, ela foi decidida, confiando na operação do Senhor em seu favor. Encontrou Davi no caminho e ouviu-o falar sobre a vingança que faria. Novamente apressou-se, desceu do jumento, prostrou-se diante de Davi, em atitude de respeito, intercedendo com humilhação. Trouxe-lhe presentes e mostrou obediência e temor ao Senhor, através do seu diálogo. Pediu perdão e expressou bons votos para Davi e seus acompanhantes. A presença de Abigail trouxe Davi de volta à razão e seu comportamento criativo e hospitaleiro o desconcertou. Apesar de agir contra a decisão do marido, ela o livrou e a toda a sua casa da morte. 
À semelhança de José, Gn 40:14-15, pediu que se lembrasse dela, quando Davi fosse exaltado, achando graça aos seus olhos e afastando o perigo da vingança. Somente comunicou o feito ao marido em momento de sobriedade. Deus vingou Davi e exaltou Abigail, quando, dez dias depois do ocorrido, Nabal faleceu, ferido pelo Senhor. Este fato trouxe alívio a Davi, pois confiou a vingança ao Senhor e Ele correspondeu prontamente. Tão logo soube da morte de Nabal, Davi pediu que Abigail fosse sua esposa e continuasse abençoando-o com a sua sabedoria. Abigail possuía excelentes qualidades: a) formosa e sábia; b) de notável bom-senso; c) amava ao Senhor; d) sua hospitalidade diplomática, bondade e presença de espírito evitaram uma explosão de vingança; e) moralmente era superior a Bate-Seba, outra esposa de Davi; f) humilde e servil; g) era determinada, apressando-se em tudo que decidia fazer. Quando os amalequitas tomaram Ziclague, ela foi levada cativa. Davi, porém, indo no seu encalço, desbaratou os invasores e libertou-a juntamente com Ainoã, outra esposa de Davi e os demais cativos, 1Sm 30:5, 18. Teve de Davi um filho por nome Quileabe, 2Sm 3:3, chamado Daniel em 1Cr 3:1. Ajuda: ASS
  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 » Comentários:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procura? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Item Reviewed: Enciclopédia Bíblica: Abi, Abiail e Abigail Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Scroll to Top