Últimas

Nossos amigos no Google+

24 de set de 2016

Figuras de linguagem: O antropomorfismo

A antropomorfia é uma figura de linguagem que é usada para atribuir a Pessoa de Deus, anjos, espíritos e entidades do mundo inferior: formas humanas ou de animal ou parte dos mesmos, ou a qualquer tipo de objetos da natureza e suas formas, etc.

O antropomorfismo é uma forma de pensamento comum a diversas crenças religiosas que atribui a Deus, aos anjos, aos demônios ou a seres sobrenaturais comportamentos e pensamentos característicos tipicamente do ser humano.

O uso do antropomorfismo aplicado a seres sobrenaturais já foi um tema muito criticado pelos filósofos da Grécia antiga. Para grande parte dos filósofos gregos, o uso da antropomorfia e sua aplicação à pessoa de Deus e seres sobrenaturais não tinha o menor sentido. Na visão da maioria deles, a doutrina da antropomorfia buscava apenas compreender a realidade circundante, e atribuir às características e o comportamento típicos da condição humana e às formas inanimadas da natureza ou aos seres vivos irracionais; e não a Deus.

Enquanto a antropopatia atribuir à Pessoa de Deus e a outros seres sobrenaturais; emoções, paixões e desejos humanos ou dos animais; a antropomorfia objetiva expressar e apresentar características na pessoa de Deus; nos anjos, nos demônios ou entidades sobrenaturais formas humanas, ações humanas, pensamento humano, gestos humanos, intuição animal, forma animal, características e ações dos seres vivos irracionais; e até de objetos da natureza ou astronômica.

E em último caso ela também é usada para colocar características e formas humanas; ações humanas, nos animais e vice e versa. Se observarmos com bastante cuidado podemos detectar inúmeras passagens que retrata Deus; os anjos, os demônios, as entidades e os objetos da natureza com forma, atividade, pensamento, braço, olhos, rosto, andar, ver humano, voo de ave, etc.

Vou apresentar dois exemplos. Ex.: 01. Em Ezequiel e Daniel vemos os anjos querubins sendo apresentados como forma humana e de animais (Ez 1:10; 10:14; Dn 7:4).

Ex: 02. Já em Salmos 104:3, Sl 18:10), o salmista apresenta as nuvens como um carro; e o vento como tendo asas (II Sm 22:11).
Nossa iragem: O antropomorfismo pertencente ao grupo da figura de pensamento. 
Autor: Pbsena
  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 » Comentários:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procura? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Item Reviewed: Figuras de linguagem: O antropomorfismo Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Scroll to Top