Olá, sejam todos bem-vindos(as). Em primeiro lugar, queremos agradecer pela sua visita. O Tifsa é uma página que foi criada com o objetivo de trazer um ambiente sadio a todos visites. Nosso desejo que você esteja bem, se junto com sua família, ou distante de casa. Esperamos que seus projetos, seus sonhos estejam dando tudo certos. Ao mesmo tempo, estamos intercedendo para que você saiba fazer as melhores escolhas, que se encaixe em seu perfil, e que saiba tomar suas decisões com prudência.

Carrossel

24 de set de 2016

Figuras de linguagem: O antropomorfismo

A antropomorfia é uma figura de linguagem que é usada para atribuir a Pessoa de Deus, anjos, espíritos e entidades do mundo inferior: formas humanas ou de animal ou parte dos mesmos, ou a qualquer tipo de objetos da natureza e suas formas, etc.

O antropomorfismo é uma forma de pensamento comum a diversas crenças religiosas que atribui a Deus, aos anjos, aos demônios ou a seres sobrenaturais comportamentos e pensamentos característicos tipicamente do ser humano.

O uso do antropomorfismo aplicado a seres sobrenaturais já foi um tema muito criticado pelos filósofos da Grécia antiga. Para grande parte dos filósofos gregos, o uso da antropomorfia e sua aplicação à pessoa de Deus e seres sobrenaturais não tinha o menor sentido. Na visão da maioria deles, a doutrina da antropomorfia buscava apenas compreender a realidade circundante, e atribuir às características e o comportamento típicos da condição humana e às formas inanimadas da natureza ou aos seres vivos irracionais; e não a Deus.

Enquanto a antropopatia atribuir à Pessoa de Deus e a outros seres sobrenaturais; emoções, paixões e desejos humanos ou dos animais; a antropomorfia objetiva expressar e apresentar características na pessoa de Deus; nos anjos, nos demônios ou entidades sobrenaturais formas humanas, ações humanas, pensamento humano, gestos humanos, intuição animal, forma animal, características e ações dos seres vivos irracionais; e até de objetos da natureza ou astronômica.

E em último caso ela também é usada para colocar características e formas humanas; ações humanas, nos animais e vice e versa. Se observarmos com bastante cuidado podemos detectar inúmeras passagens que retrata Deus; os anjos, os demônios, as entidades e os objetos da natureza com forma, atividade, pensamento, braço, olhos, rosto, andar, ver humano, voo de ave, etc.

Vou apresentar dois exemplos. Ex.: 01. Em Ezequiel e Daniel vemos os anjos querubins sendo apresentados como forma humana e de animais (Ez 1:10; 10:14; Dn 7:4).

Ex: 02. Já em Salmos 104:3, Sl 18:10), o salmista apresenta as nuvens como um carro; e o vento como tendo asas (II Sm 22:11).
Nossa iragem: O antropomorfismo pertencente ao grupo da figura de pensamento. 
Autor: Pbsena

  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 »Seja o primeiro a comentar.:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procurava? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole as leis, ou que configure em crime cibernético e que vão de e termos de uso, por favor denuncie.

Item Reviewed: Figuras de linguagem: O antropomorfismo Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Role para cima