Siga-nos no Google+

Você pode aumentar ou diminuir a fonte do site para leitura - Boa leitura.

25 de set de 2016

Abisaque e Abital

Abisaque - Hb “meu pai foi homem errante” – 1Rs 1:1-4 – moça sunamita, virgem, sobremaneira formosa. 

Era proveniente de Suném, situada na planície de Esdraelom, logo ao sul do mar de Quinerete. Foi trazida para aquecer o rei Davi em sua velhice, quando as forças lhe faltaram. Cuidou dele e o serviu, sem ter com ele nenhuma relação física, v.4. Estava presente quando Davi prometeu à Bate-Seba que Salomão seria o seu sucessor, 1 Rs 1:15, conhecedora, portanto, da vontade do monarca acerca do reino. Após a morte do pai, Adonias, filho mais velho de Davi, pediu Abisague a Salomão, por intermédio de Bate-Seba, 1 Rs 2:13-25. Embora virgem, Abisague fazia parte do harém de Davi. 

Adonias a queria, porque possuir uma herança do rei era o mesmo que reivindicar o trono, já que o príncipe regente ficava com as concubinas do rei morto. Salomão não só recusou seu consentimento, como mandou que o matassem, por julgar que o seu pedido envolvesse um plano insidioso para subir ao trono, em face das intrigas que havia em torno da sucessão em Israel. Essa moça, até onde se tem notícia, não teve a oportunidade de ser feliz, pois permaneceu entre as concubinas, porém sem nunca ter sido tocada por varão. 

Abital - Hb “meu pai é orvalho” ou “pai do orvalho” – 2 Sm 3:4; 1Cr 3:3 – uma das mulheres de Davi e mãe de Sefatias, o seu quinto filho, nascido em Hebrom. Quando Davi foi ungido rei de Judá e subiu para Hebrom, estava acompanhado de duas mulheres: Ainoã (ou Aquinoã) e Abigail, 2Sm 2:2.  

Abital foi tomada como mulher em Hebrom, na época do seu reinado de sete anos e meio, quando o rei contava com pouco mais de 30 anos, 2Sm 5:4-5. De seu filho não se tem nenhuma informação, além do nome; sem destaques ou proeminências, tanto ele como a mãe, apenas passaram pela história de Davi e não tiveram nenhum destaque especial nos registros bíblicos. Com ajuda de EBF.

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procura? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.