Últimas

Google+ Followers

6 de set de 2016

Pastor Emiliano Ferreira da Costa Pioneiro no Ceará

Aconteceu que, na grande seca de 1932, quando em Caracanga já era um berço presbiteriano e foi nesse tempo de muita calamidade que chegavam a esse povoado os irmãos Pedro Ferreira da Costa, o mais velho e Emiliano Ferreira da Costa com apenas 15 anos. Estavam em busca de trabalho, e conseguiram na construção da BR 116, no momento e que a rodovia alcançava a cidade de Itaitinga/CE. No momento em que a obra teve que parar, o jovem foi transferido para a BR 222, na localidade de Catuana/CE, a 46 quilômetros de Fortaleza. Para surpresa do jovem mossoroense, ao chegar à região foi infectado pela febre tifóide, doença grave e que já havia dizimado dezenas de trabalhadores na região. Emiliano ficou nas mãos de Deus e passou pela maior experiência da sua vida na região.
A História de fé se inicia com o simples fato da medicina daqueles dias, ser precária e do mesmo se encontrar em lugar deserto. Não havia parente para lhe dar apoio e a febre que tomava conta de seu corpo o deixava fraco e à beira da morte. É nesse meio termo que o jovem se recorda do bondoso Deus, tantas vezes explicado nos cultos domésticos por seu pai, o irmão Cassimiro Ferreira e sua mãe, Maria Ferreira, chamada carinhosamente de irmã Lina. Pela gravidade da febre, o jovem Emiliano foi recolhido à choupana de palha, abrigo este destinado aos trabalhadores da frente de serviço, no qual foi visitado por um médico. Contava nosso pioneiro que ouvira do compartimento o médico perguntar: ele tem familiar aqui? Se tiver mande avisá-lo, pois ele não durará mais três dias. Essa foi à sentença dada pelo o médico ao nosso pioneiro Emiliano. 
O jovem Emiliano ao ouvir o ultimato do médico, com muito esforço dobrou os joelhos e faz um voto com deus dizendo: “Ó Senhor Deus tem misericórdia de mim; não permita que eu morra neste lugar, longe de meus pais. Tu podes me curar, podes me dar saúde. Eu te prometo meu Deus, que se me curares, me tornarei um pregador da tua palavra e em todo lugar que chegar pela primeira vez, irei ler todo Salmo 23”. Cerca de três dias, Emiliano já curado da enfermidade, recolhe seus pertences e regressa novamente a sua casa. Ele fez um percurso entre Catuana, no Ceará, até a cidade de Condado, no Estado da Paraíba. E percorre todo esse trajeto a pé por vários dias, com cerca de 525 quilômetros. Seu retorno para casa de seus foi constrangedor, pois não trouxe consigo nenhum recurso financeiro para ajudar seus pais como ele imaginava levar quando regressasse pra casa. Em vez de levar recurso financeiro, ele levava em seu coração o testemunho de um grandioso milagre que acontecera em sua vida. Testemunho esse que serviu de fé e inspiração pra ele e pra todos que ouviam contar dos apuros que passou no Estado do Ceará no inicio de sua chamada para ser pregador do Evangelho de Cristo Jesus.
Dados Biógrafos de Pastor Emiliano
Pastor Emiliano Ferreira da Costa era natural de Santana do Mato de Dentro, no Rio Grande do Norte. Pastor Emiliano Ferreira da Costa era filho do casal Casemiro Ferreira da Costa e de Maria Ferreira da Costa.
  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 » Comentários:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procura? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Item Reviewed: Pastor Emiliano Ferreira da Costa Pioneiro no Ceará Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Scroll to Top