Olá, sejam todos bem-vindos(as). Em primeiro lugar, queremos agradecer pela sua visita. O Tifsa é uma página que foi criada com o objetivo de trazer um ambiente sadio a todos visites. Nosso desejo que você esteja bem, se junto com sua família, ou distante de casa. Esperamos que seus projetos, seus sonhos estejam dando tudo certos. Ao mesmo tempo, estamos intercedendo para que você saiba fazer as melhores escolhas, que se encaixe em seu perfil, e que saiba tomar suas decisões com prudência.

Carrossel

19 de set de 2016

Repouso de Agostinho

Sto Agostinho
Na confluência dos rios que circundavam o jardim, formula o homem uma pergunta que se avultaria como o maior dilema da raça: "Como reatar a comunhão com o Criador?" Tinha início, naquele momento, uma busca que não era somente busca. Mas angústia e procura. Um sentimento que nem a mesma morte pode sufocar.

Eis como o doutíssimo pastor de Hípona retrata a alma do Adão lançado da presença de Deus: "Quem me dera repousar em Vós! Quem me dera que viésseis ao meu coração e o inebriásseis com a vossa presença. Para me esquecer de meus males e me abraçar convosco, meu único bem!"

Ansiando por um repouso, tenta o homem divisar o seu Criador no labirinto da consciência. Mas deixa-se prender pelos enganos do coração e pelas galas da justiça própria. Com a mesma solicitude, contempla a natureza. Acaba, porém, adorando mais a criatura do que o Criador. Em seguida, volve o olhar ao infinito e faz de cada estrela um deus e uma abominação de cada astro. Não satisfeito e, agora, mais ferido, entrega-se à filosofia. Pobre homem! A filosofia incita-o a amontoar perguntas e erigir monumentos à dúvida. Sócrates e Aristóteles nada lhe respondem: eles mesmos tateiam o elo perdido. Buda e Mêncio também nada fazem. Quanto a Cartesius, só está cônscio da própria existência.

O bondoso Deus não nos deixaria, porém, naufragar neste mar revolto. Em meio às procelas que se abatiam sobre a fragilidade de nossas almas, firma-nos um horizonte. E a sua Palavra descreve o arco da aliança partida. Através da Bíblia, redescobrimos a existência de um terno e compassivo Pai. Conscientizamo-nos de que Ele está a comandar todas as coisas. A Palavra de Deus é o fôlego que nos faltava. Sem esse alento, muitas perguntas e nenhuma resposta. E, agora, como diria Agostinho, repousa nosso coração na bondade do Eterno, pois Ele nos fez e dEle somos.
 Fonte: Lições Bíblicas, 2° Trimestre de 1991 - Claudionor Corrêa de Andrade

  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 »Seja o primeiro a comentar.:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procurava? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole as leis, ou que configure em crime cibernético e que vão de e termos de uso, por favor denuncie.

Item Reviewed: Repouso de Agostinho Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Role para cima