Últimas

Nossos amigos no Google+

24 de set de 2016

Figuras de linguagem: O Anacoluto

O Anacoluto é um período linguístico iniciado por uma palavra ou locução, seguida de pausa, que tem como continuação uma oração em que essa locução não se integra sintaticamente, embora esteja integrada pelo mesmo sentido. 
Veja o exemplo: 01. quem ama o feio, bonito lhe parece. Exemplo 02. O feio parece bonito a quem o ama. Ex: 03. Esse seu menino, é muito lindo. 
O Anacoluto é uma frase que não se harmoniza gramaticalmente. Ou seja, é uma frase em uma construção linguística que se inicia antes que a anterior seja concluída. Nele existe até uma inversão de valores da ordem direta que é considerada canônica em relação às ordens invertidas. 
(1). Ele pode ser usado falsamente 
O anacoluto é uma figura de linguagem usada para investir o sentido real dos fatos para um contraste completamente inversos da realidade.
É com essa figura de linguagem que muitas pessoas elogiam outrem visando agradar a alguém falsamente, para tentar de alguma forma ser gentil frente sua feiura; incompetência, má educação, ou simplesmente porque não quer fazer feio, ser mal educado, ou passar por deselegante; ele elogia a alguém chamando de lindo ou bonito frente sua feiura. É o mesmo que você dizer: eu amo, à coisa feia. Algumas pessoas fazem isso para agradar a mamãe que conduz seu bebê. Mas por detrás ela usa outra figura de linguagem que contradiz o que ela está dizendo. E qual é? A figura de linguagem chamada ironia. Ela ao elogiar o filho ou filha da fulana; simplesmente ela cruza os dedos interiormente reprovando seu próprio elogio que usou anacolutamente.
Significa que aquele elogio não passa de uma farsa instantânea para não deixar sua colega sem jeito e constrangida pela sua cria que é feio que faz dó. As pessoas que mais usam este tipo de linguagem são as mulheres, quando querem agradar uma mãe que anda com bebê nos braços. Às vezes a criancinha é tão feia; mais a colega ao encontrar a outra elogia seu filhinho chamado de lindo e bonito sendo feio. 
2. Ele também pode ser usado com sinceridade 
O anacolutismo também poder ser usado de forma sincera pra com quem amamos. Ele é largamente difundido e usado como prova de que amamos a alguém. Ou seja, que ama não ver os defeitos. No dia a dia, nós usamos o anacoluto para sair de forma busca da realidade fatorial. Ou seja, usamos o anacoluto em uma frase, pra sair de forma brusca do ritmo da frase pra dizer que não gostamos de algo, ou gostamos de algo.
O anacoluto é muito usado por marido e mulher, por namorados e amantes; quando querem fazer declaração de amor, dizendo que ama seu parceiro, mesmo fugindo da realidade frente à feiura, a quem ele ou ela faz sua declaração.
O anacoluto ou a frase anacoluta é uma espécie de filhote da falsidade; que é largamente difundido pelos inimigos disfarçados de amigos. Tais amigos pronunciam frases anacolutas diante de seus amigos apenas para agradá-los. Mais seu coração esta distante da frase citado por eles. Autor: Pbsena
  • Comentar pelo Blogger
  • Comentar pelo Facebook

0 » Comentários:

Postar um comentário

Olá tudo bem? Encontrou o que procura? Achou o Tifsa útil? Então compartilhe, curta, envie ou recomende aos amigos nossos artigos. O Tifsa não tem uma campanha de marketing multimilionária ou o patrocínio de celebridades, mas temos algo muito melhor: você.

Item Reviewed: Figuras de linguagem: O Anacoluto Rating: 5 Reviewed By: Pbsena Sena
Scroll to Top